INCLUSÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE PROFESSORES SURDOS E ESTUDANTES OUVINTES
Resumo
Na contemporaneidade, marcada por avanços na inclusão educacional e participação das pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, compreender os desafios enfrentados por professores surdos e explorar práticas que promovam o ensino eficaz de Libras torna-se essencial. Esta pesquisa objetivou examinar a interação entre professores surdos e estudantes ouvintes em uma turma de ensino superior, especialmente no curso de Pedagogia, destacando o protagonismo surdo na academia e a necessidade de superar o preconceito linguístico e as barreiras atitudinais. Utilizando uma abordagem qualitativa, por meio do relato de experiência, buscou-se descrever e analisar eventos específicos em um contexto particular. Ao longo da história, os surdos enfrentaram diversas formas de violência, como exclusão social e proibição do uso da Língua de Sinais, evidenciando a persistência do preconceito. Este estudo ressalta a importância de reconhecer e valorizar a identidade cultural dos surdos, visando à construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.