INCLUSÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE PROFESSORES SURDOS E ESTUDANTES OUVINTES

Autores

Resumo

Na contemporaneidade, marcada por avanços na inclusão educacional e participação das pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, compreender os desafios enfrentados por professores surdos e explorar práticas que promovam o ensino eficaz de Libras torna-se essencial. Esta pesquisa objetivou examinar a interação entre professores surdos e estudantes ouvintes em uma turma de ensino superior, especialmente no curso de Pedagogia, destacando o protagonismo surdo na academia e a necessidade de superar o preconceito linguístico e as barreiras atitudinais. Utilizando uma abordagem qualitativa, por meio do relato de experiência, buscou-se descrever e analisar eventos específicos em um contexto particular. Ao longo da história, os surdos enfrentaram diversas formas de violência, como exclusão social e proibição do uso da Língua de Sinais, evidenciando a persistência do preconceito. Este estudo ressalta a importância de reconhecer e valorizar a identidade cultural dos surdos, visando à construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Biografia do Autor

  • Adriana da Silva Ramalho, IFMG

    Professora da Educação Básica na Escola Estadual "Doutor Antero Chaves" e na Escola Estadual Monsenhor Horta em Conselheiro Lafaiete/MG. Pós-graduação em especialização de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Graduação em Pedagogia - IFMG (2023) e graduação em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete (2017).

  • Raquel de Fátima Feitosa da Silva, IFMG

    Docente da Educação básica do município de Caruaru - PE; Tradutora e Intérprete de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Caruaru (IFPE); Especialista em Língua Portuguesa, visão interdisciplinar e Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência - NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Caruaru (IFPE).

  • Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM) ; Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa "GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências" na linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do IFTM Campus Uberlândia-Centro.

Downloads

Publicado

2024-12-04