A NECESSIDADE DO ORIENTADOR EDUCACIONAL DENTRO DA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÁS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Daniele Alúzia Borges Uniaraguaia
  • Sandra Maria de Oliveira UniAraguaia

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e2.14961

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância e necessidade do Orientador Educacional dentro da escola pública de Goiás na contemporaneidade. O texto objetiva apresentar qual o papel do Orientador Educacional e sua importância no contexto escolar. Este estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental desenvolvido a partir da análise de livros, artigos em revistas e periódicos, leis e decretos que estão disponíveis na forma impressa e eletrônica. A análise possibilitou a identificação das funções e características do Orientador Educacional e a compreensão da importância deste profissional no contexto escolar, como também, a necessidade dele na escola pública do estado de Goiás na contemporaneidade. Deste modo, devido a revogação da lei que obrigava os estados e municípios a manter esse cargo no quadro de servidores da educação, observou-se que não existe o trabalho de orientação educacional na escola pública em Goiás. Percebe-se uma deficiência no processo de formação integral do aluno por parte da escola, processo este que deveria estar sendo realizado por um profissional habilitado e capacitado para mediar os conflitos e ajudar no desenvolvimento global do aluno. Conclui-se que oferecer esse serviço na escola se faz necessário para que diminua a evasão escolar e o aluno tenha o direito de receber a orientação adequada a fim de acompanhar o seu desenvolvimento em toda a trajetória escolar.

Biografia do Autor

  • Daniele Alúzia Borges, Uniaraguaia

    Graduanda em Letras Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Goiás Campus Goiânia, é Graduada em Administração pela FESGO (2017), é Especialista em Gestão Escolar, Coordenação e Orientação Pedagógica pela UniAraguaia (2022), e Especialista em Docência Universitária pela UniAraguaia (2021).

  • Sandra Maria de Oliveira, UniAraguaia

    Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, é Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás. Pedagoga pela Faculdade Fórtium - DF.

Downloads

Publicado

2024-02-19