ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

INCLUSÃO E CIDADANIA

Autores

  • Marise Vicente de Paula UEG. Campus Sul. Unidade de Pires do Rio
  • Karhis Bernardo de Melo UEG. Campus Sul. Unidade de Pires do Rio

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e2.14855

Resumo

A inclusão escolar é um tema de interesse acadêmico em ascensão, devido ao grande número de crianças com deficiência que estão frequentando a escola regular. Esse crescimento de aprendentes com deficiências cresce devido principalmente as evoluções no campo da pesquisa médica que possibilita um maior número de diagnósticos que no passado. O presente artigo visa investigar se na escola campo - Escola Municipal Dr. Natal Gonçalves de Araújo, as atividades dos alunos com TEA são adaptadas ou não e quais as consequências desta realidade para o processo de ensino e aprendizagem destes sujeitos. Para tanto será feita uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de 14 questionários junto aos professores e 1 junto a coordenadora da escola. Ao final da pesquisa foi possível identificar que a adaptação curricular é encarada como importante fator de inclusão e obtenção dos direitos cidadãos destes sujeitos, mas ainda encontra grande resistência no espaço escolar.

Biografia do Autor

  • Marise Vicente de Paula, UEG. Campus Sul. Unidade de Pires do Rio

    Professora Doutora do Curso de Pedagogia da UEG/Pires do Rio. 

  • Karhis Bernardo de Melo, UEG. Campus Sul. Unidade de Pires do Rio

    Graduada em Pedagogia pela UEG/Pires do Rio.

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Publicado

2024-02-19