A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NOS QUADRINHOS ENTREVISTA COM O VAMPIRO - A HISTÓRIA DE CLÁUDIA

Autores

  • Thais Vilela de Souza Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Iporá
  • Fernanda Surubi Fernandes Universidade Estadual de Goiás - Campus Ipor´´a. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Cáceres. http://orcid.org/0000-0002-5537-999X

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e2.14788

Resumo

Os vampiros aparecem em várias culturas, narrativas literárias, filmes e histórias em quadrinhos. Despertam atração e repulsa (Carrol, 1999). Pensando nesse universo diverso, este artigo tem o objetivo de compreender como a personagem Cláudia é constituída nos quadrinhos Entrevista com o vampiro – a história de Cláudia (Rice, Witter, 2014), a partir das noções de corpo e discurso da Análise de Discurso (Orlandi, 2007), constituindo diferentes posições-sujeitos. Para isso, este estudo se divide em quatro partes, na primeira apresentamos os conceitos de discurso, corpo e sujeito pelo viés dos estudos da Análise de Discurso, depois expomos sobre quadrinhos e horror, para então apresentar a obra analisada e a sua análise. Desse modo, a sujeito-personagem Cláudia é fundamental para compreender corpo e discurso na obra, pois seu corpo é um dispositivo de significação, projetando sentidos e estabelecendo diferentes posições-sujeitos: criança, vampira, mulher, assassina etc., e também é território onde são inscritas suas experiências e vivências, sendo ao mesmo tempo moldado e moldador de sua subjetividade.

Biografia do Autor

  • Thais Vilela de Souza, Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Iporá

    Acadêmica do curso de Letras – Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Unidade Universitária de Iporá.

  • Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás - Campus Ipor´´a. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Cáceres.

    Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás ­- UEG/Unidade Universitária de Iporá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de discurso, registros, mulher, prostituição, cidade, leitura, escrita.

Downloads

Publicado

2024-02-19