COMO AINDA ENSINAR LITERATURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO?

Autores

  • Jefferson Silva do Rêgo Mestre em estudos linguísticos pelo Programa de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do IFG - Campus Formosa.

DOI:

https://doi.org/10.31668/mediacao.2022.v17e2.13683

Resumo

Tem-se aqui a intenção de contribuir com a instrumentalização teórico-metodológica dos professores de língua portuguesa (enquanto língua materna), em seu desafio cotidiano de promover o encontro das novas gerações com a obra de arte literária, mediante o conceito de letramento literário, de Rildo Cosson (2019). Para tanto, serão abordadas suscintamente duas frentes de trabalho no âmbito do ensino de literatura no contexto do Brasil contemporâneo: 01) primeiramente, ratifica-se a necessidade de combater o excesso de historicismo das abordagens tradicionais; e 02) no intuito de tornar mais significativo o estudo de obras literárias, torna-se uma urgência articular a esse estudo exercícios de escrita criativa. Espera-se demonstrar que a qualificação dos docentes de língua portuguesa passa, necessariamente, pela compreensão do conceito de letramento literário.

Biografia do Autor

  • Jefferson Silva do Rêgo, Mestre em estudos linguísticos pelo Programa de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do IFG - Campus Formosa.
    Possui graduação em Letras/Português (2007) pela UFG, especialização em Educação Integral (2011) pela UFG e mestrado em Letras e Linguística (2016) também pela UFG.
    Trabalha no IF Goiano como Técnico em Assuntos Educacionais. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Historiografia-Linguística
    e em Educação Profissional e Tecnológica

Downloads

Publicado

2022-12-30