O ENSINO DE LITERATURA: ESTRATÉGIAS, TRAJETOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A proposta deste artigo é discutir algumas questões que permeiam o ensino de literatura no ensino médio e se convertem num desafio constante no âmbito educacional tais como as estratégias utilizada nas aulas para se estudar textos literários, os trajetos percorridos no Brasil no que se refere ao ensino de literatura nas escolas, desde a época colonial até a contemporaneidade e a importância da formação do professor que irá trabalhar nas escolas e terá um papel extremamente importante na formação de leitores críticos e conscientes de sua inserção e atuação na sociedade. A metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica de obras que abordam o ensino de literatura: Alves (2020), Azevedo (1976), Candido (1972, 2011), Freire (1989), Martins (2006), Mortatti (2008), Piaget (1967), Perrone-Moisés (2006), Todorov (2010), dentre outros, e também a sua importância no cenário da educação brasileira e as ferramentas que o professor pode empregar para formar leitores conscientes e críticos para atuarem na sociedade e no mundo no qual se inserem.
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