A EDUCAÇÃO ESPECIAL: VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR

  • Fernanda Welter Adams Secretaria Municipal de Educação de Catalão
  • Marta Sousa Lima
  • Wellington Jhonner D. Divino Barbosa da Silva Universidade Federal de Catalão

Resumo

A legislação garante educação para todos por meio da matrícula, seja na escola pública ou privada, e o professor é um dos responsáveis pela permanência desses alunos na escola. Diante disso, objetivamos apresentar a visão de professores de uma escola particular sobre Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionários e organizados em categorias. Identificamos que os professores já tiveram contato com alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), mas não desenvolveram práticas com eles, conhecem a Sala de Recursos Multifuncionais, todavia não o Atendimento Educacional Especializado, nem o professor de apoio e o ensino colaborativo. Para que a inclusão escolar dos alunos PAEE ocorra em instituições públicas ou privadas, é necessário superar a falta de preparo dos docentes para ensiná-los.

Biografia do Autor

Marta Sousa Lima

Licenciada em Pedagogia e Especialista Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos

Wellington Jhonner D. Divino Barbosa da Silva, Universidade Federal de Catalão

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Goiás (UFG-2016), na linha de pesquisa: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão. Graduado em Letras: Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-Iporá-2011). Membro dos Grupos de Pesquisa: 1-Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn); 2-Linguagem e Surdez (Linguagem, Surdez e Educação). Atuou como professor de Língua Brasileira de Sinais- Libras nos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática, bem como nas disciplinas de: Língua Inglesa I, II e Prática de Comunicação Escrita em Língua Inglesa do curso de Letras, na UEG de Iporá, nos anos de 2012-2013 e início de 2014. Tem experiência na área de Educação Especial/Inclusão/Educação e Letras. Já realizou trabalhos na área de Alfabetização e Letramento (formação pela Universidade de Brasília-UnB), Formação Continuada de Professores, Ensino e Aprendizagem de Segunda Língua (Língua Brasileira de Sinais, Português e Inglês). Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência para Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras-PROLIBRAS. Exerceu a função de Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia da UAE-Educação-UFG/Regional Catalão de 13/02/2017 a 12/03/2019 e Ex-coordenador do Núcleo de Acessibilidade da UFG-RC. Atualmente, é Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão e desenvolve pesquisas e orientações na área de Educação Especial e Inclusão (Educação Bilíngue para Surdos; Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua (L2) para surdos; Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Formação de professor para atuar com alunos Público Alvo da Educação Especial)

Publicado
2021-07-25