Gênero no âmbito acadêmico: performance narrativa de uma aluna do curso de matemática

Autores

  • Camila dos Passos Araujo Capparelli UEG
  • Hélvio Frank de Oliveira

Resumo

Este artigo problematiza as narrativas de uma aluna do curso de Matemática de uma universidade pública do interior de Goiás. Como aparato teórico-metodológico, optou-se por um estudo de caso de orientação qualitativa e interpretativista em que são problematizadas as performances discursivas que envolvem a desigualdade de gênero no contexto acadêmico. O material empírico gerado a partir da entrevista semiestrurada é discutido com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001, 2016; MOITA LOPES, 2016), nos princípios foucaultianos sobre vontades de verdade (FOUCAULT, 2014) e em estudos de gênero (BUTLER, 2017; RIBEIRO, 2017), com vistas a discutir determinismos biológicos que estão engendrados em discursos essencialistas de sujeitos envolvidos no processo de educação profissional. As análises apontam para a existência de discursos propagados no meio acadêmico que acentuam e legitimam assimetrias de gênero, o que reforça estereótipos e, muitas vezes, acaba desencorajando mulheres a pleitearem vagas em cursos da área de ciências exatas.

Palavras-chave: Gênero. Formação profissional docente. Linguística Aplicada Crítica.

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Publicado

03-09-2019

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras