Ensino e aprendizagem de gramática da língua portuguesa em um processo gamificado nos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Gamificação, GramáticaResumo
Este artigo está direcionado para a temática da gamificação aplicada à educação, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental. A gamificação é um conceito moderno que despertou interesse devido às vantagens que pode trazer em várias áreas de aplicação. Esse conceito envolve empregar características e dinâmicas de jogos em contextos que não são jogos, visando a estimular e envolver os alunos na realização de tarefas para proporcionar certas aprendizagens. Diante dessas considerações, este trabalho pretende articular os conceitos de ensino e aprendizagem de gramática da língua portuguesa com a gamificação. Para tanto, o aporte teórico desta pesquisa utiliza-se das contribuições de estudiosos da área da gamificação e da área do ensino de gramática da língua portuguesa. Assim, por meio de um processo gamificado no ensino de língua portuguesa, visamos a instigar a participação e o envolvimento ativo do aluno com a aprendizagem da língua materna e, dessa forma, incentivá-lo a querer aprender e a participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem. A implicação deste estudo é que a gamificação deve ser utilizada nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa como uma metodologia ativa que pode desencadear ações e possibilitar uma aprendizagem dinâmica e bem-sucedida ao aluno.
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