A formação de professores reflexivos para o ensino de inglês para fins acadêmicos (IFA) na modalidade de ensino remoto: a aprendizagem na prática
DOI :
https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.13461Résumé
Resumo: No contexto dos desafios educacionais advindos da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, o Centro de Línguas para Fins Acadêmicos (CLA) foi criado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e serviu como um programa de formação de professores essencial na trajetória dos docentes. Neste artigo, discorro sobre a experiência de reaprendizagem de formação individual e coletiva durante os encontros pedagógicos — assim como antes, durante e depois das aulas — de professores de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) para dar aula em ensino remoto no âmbito do CLA, visando a relacionar tais momentos à proposta de formação de professores reflexivos apresentada por Schön (1983, 1992) e Gómez (1992).
PALAVRAS-CHAVE: ensino remoto; formação de professores; inglês para fins acadêmicos; relato de prática; reflexão na prática
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.