ANÁLISE DE ALGUMAS EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS DE TEMPORALIDADE PRESENTES NO DISCURSO DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Mots-clés :
Ensino de língua inglesa. Tempos verbais. Linguística Sistêmico-Funcional.Résumé
O presente texto objetiva analisar o discurso de cinquenta e um estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do sudoeste do Paraná. O trabalho utiliza como aporte teórico as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional sobre as metafunções ideacional e interpessoal da linguagem. A análise se debruça sobre a construção dos tempos verbais na amostra coletada, como forma de buscar o posicionamento temporal dos enunciadores em relação aos conteúdos presentes nos seus respectivos discursos. Os resultados sugerem que no discurso dos jovens são encontrados elementos léxico-gramaticais referentes aos aspectos temporais dos processos verbais, que marcam uma relação de distanciamento entre os jovens e os conteúdos associados ao ensino de língua inglesa.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Tempos verbais. Linguística Sistêmico-Funcional.
Numéro
Rubrique
Licence
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.