O uso de histórias digitais para o desenvolvimento da habilidade oral no ensino e aprendizagem de espanhol

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Histórias digitais, Espanhol, Habilidade oral

Resumen

Este artigo apresenta o potencial uso das Histórias Digitais no desenvolvimento da habilidade oral, durante a aprendizagem de língua espanhola. Para tanto, evidenciamos uma proposta com foco nos temas relacionados ao racismo e ao gênero, que  foi aplicada com  estudantes do Ensino Médio Técnico, do Curso de vendas, do Instituo Federal do (omitido para avaliação). Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa qualitativa, com uso do método da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário, roda de conversa e gravação em áudio. A análise toma como base uma rubrica avaliativa. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento da pronúncia, a aquisição de vocabulário e ampliação da compreensão audiovisual propiciada pela conexão entre a linguagem oral e imagética.

Biografía del autor/a

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, IFAM - Instituto Federal do Amazonas

    Doutora em Linguística. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. É membro do grupo de pesquisa sobre Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

  • Bruno Bufuman Alecrim, IFAM - Instituto Federal do Amazonas

    Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Docente do IFAM.

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Pesquisadores/Pesquisadoras