O tratamento da expressão oral em livros didáticos de espanhol do ensino médio (PNLD 2018)
Palavras-chave:
Expressão Oral, Ensino de Espanhol, PNLDResumo
Apesar de a expressão oral em uma língua estrangeira constituir o objetivo de muitos estudantes, por razões diversas, ela costuma ser excluída das salas de aula da educação básica. Porém, as coleções didáticas precisam incluir práticas dessa habilidade se pretendem obter aprovação no PNLD. Partindo dessa situação, este trabalho analisa o tratamento dado à expressão oral pelas coleções de Espanhol do Ensino Médio aprovadas no PNLD 2018. Consideramos os trabalhos de Lima (2011) e Pinho (2017) para reafirmar a importância que os estudantes atribuem à oralidade, e também os documentos oficiais para analisar a necessidade da inclusão da oralidade nas aulas do ensino médio. Ao analisar as três coleções aprovadas no referido edital, percebemos que uma delas não trabalha, efetivamente, com a oralidade, apenas trazendo algumas situações em que podem ser apresentadas situações de fala. As demais coleções, porém, trazem seções específicas para o trabalho com a expressão oral, apresentando, inclusive, diversos aspectos positivos, com destaque para o trabalho com gêneros variados e uma prática realizada a partir de sequências didáticas, com etapas de preparação, apresentação em pequenos grupos, revisão e apresentação para toda a turma.
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