O processo de aquisição de linguagem: três explicações possíveis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.13992

Abstract

Este trabalho tem por objetivo fazer um apanhado de como ocorre a aquisição de linguagem e explicar quais as possíveis diferenças que acontecem nesse processo por meio de visões distintas da Linguística. O objetivo central, portanto, é responder a seguinte questão: Como as crianças começam a falar? Para responder a este questionamento, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, através de três correntes teóricas que buscaram dar possíveis explicações para esses questionamentos, a saber: o Behaviorismo de Skinner (1957), com a hipótese comportamentalista; o Gerativismo de Chomsky (1959), com a hipótese inatista; e a hipótese interacionista proposta por Vygotsky (1978). Ao fim, traçamos uma comparação entre essas correntes teóricas a fim elucidar quais as principais diferenças admitidas entre as três perspectivas teóricas e quais as contribuições teóricas de cada uma delas para o campo de investigação da aquisição da linguagem

Author Biography

  • Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque, UFAPE

    Professora do curso de Licenciatura em Letras na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, fez mestrado em Letras e Linguística pela UFAL (2010) e é graduada em Letras também pela UFAL (2008). Atua em pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Laboviana, História da Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem. Integra o Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL e o Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA), vinculado ao diretório do CNPq. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.

Published

2023-10-08

Issue

Section

Pesquisadores/Pesquisadoras