Notas sobre a fortuna crítica acadêmica de Miguel Jorge em Goiás

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v22i2.13064

Abstract

Este artigo apresenta uma investigação sobre a presença das obras de Miguel Jorge nos periódicos científicos e bancos digitais de teses e dissertações no estado de Goiás. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico em catorze revistas e três bibliotecas digitais de Universidades goianas, encontrando-se um total de 03 artigos e 11 dissertações que discutiram as obras do referido autor. Dada a sua relevante contribuição para a literatura brasileira, conclui-se que a presença deste escritor na produção científica do estado de Goiás ainda merece mais atenção. Destacamos, por fim, que os períodicos científicos e os programas de pós-graduação podem contribuir efetivamente para a ampliação do debate e o reconhecimento da produção literária local.

Author Biographies

  • George Ivan Holanda, UEG/ESEFFEGO

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação - GEPELC (UFG) e do Grupo Formação de Profissionais da Educação: projetos, políticas e programas - InvestigAção (UFR). É docente de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Edéia.

  • Nismária Alves David, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pós-Doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Docente de Literatura da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na Unidade Universitária de Pires do Rio e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) do Câmpus Cora Coralina. Integra a RedePoesia, o GEPELLP/CNPq e o GT/ANPOLL Teoria do Texto Poético. 

Published

2022-09-15

Issue

Section

Pesquisadores/Pesquisadoras