Gênero no âmbito acadêmico: performance narrativa de uma aluna do curso de matemática
Abstract
Este artigo problematiza as narrativas de uma aluna do curso de Matemática de uma universidade pública do interior de Goiás. Como aparato teórico-metodológico, optou-se por um estudo de caso de orientação qualitativa e interpretativista em que são problematizadas as performances discursivas que envolvem a desigualdade de gênero no contexto acadêmico. O material empírico gerado a partir da entrevista semiestrurada é discutido com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001, 2016; MOITA LOPES, 2016), nos princípios foucaultianos sobre vontades de verdade (FOUCAULT, 2014) e em estudos de gênero (BUTLER, 2017; RIBEIRO, 2017), com vistas a discutir determinismos biológicos que estão engendrados em discursos essencialistas de sujeitos envolvidos no processo de educação profissional. As análises apontam para a existência de discursos propagados no meio acadêmico que acentuam e legitimam assimetrias de gênero, o que reforça estereótipos e, muitas vezes, acaba desencorajando mulheres a pleitearem vagas em cursos da área de ciências exatas.
Palavras-chave: Gênero. Formação profissional docente. Linguística Aplicada Crítica.
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