Pensar fora dos muros: os fundamentos da pedagogia libertária contra os espaços da domesticação escolar
Thinking outside the walls: the foundations of anarchist pedagogy against the spaces of school domestication
Resumo
Este trabalho busca discutir as matrizes e os fundamentos da pedagogia libertária frente ao modelo autoritário de organização do sistema educacional brasileiro. Pensar fora dos muros levanta a premissa de contestar a validade das instituições hegemônicas de controle dos espaços escolares e dos sujeitos que os vivenciam. Com reflexão pautada nos fundamentos espaciais e territoriais trazidos pelo olhar geográfico, coloca-se o desafio de superação dos espaços da domesticação escolar. Estes, por sua vez, precisam ser repensados sobre o paradigma da pedagogia libertária, que concebe a escola através dos princípios da autogestão, democracia direta e horizontalidade, espaços de saber plurais que constroem práticas e reflexões de resistência territorial e de organização espacial autônoma.
Palavras chave: Pedagogia libertária. Autogestão. Instrução integral. Desescolarização.
Abstract: This paper discusses the matrices and the foundations of anarchist pedagogy against the authoritarian model of organization of the Brazilian educational system. Thinking outside the walls raises the premise of contesting the validity of hegemonic institutions of control of school spaces and the subjects who experience them. With guided reflection on spatial and territorial grounds geographical brought by the look, place the challenge of overcoming the spaces domestication school. These, in turn, need to be rethought on the paradigm of anarchist pedagogy, which sees the school through the principles of self-management, direct democracy and horizontality, spaces to know plural building practices and territorial resistance reflections and autonomous spatial organization.
Keywords: Anarchist pedagogy. Self-management. Integral instruction. Unschooling.
Pensar fuera de los muros: los fundamentos de la pedagogía libertaria contra los espacios de domesticación escolar.
Resumen: Este artículo discute las matrices y los fundamentos de la pedagogía libertaria contra el modelo autoritario de organización del sistema educativo brasileño. Pensar fuera de los muros plantea la premisa de impugnar la validez de las instituciones hegemónicas de control de los espacios escolares y los sujetos que los experimentan. Con una reflexión basada en los fundamentos espaciales y territoriales aportados por la vista geográfica, se plantea el desafío de superar los espacios de domesticación escolar. Estos, a su vez, deben repensarse en el paradigma de la pedagogía libertaria, que concibe la escuela a través de los principios de autogestión, democracia directa y horizontalidad, espacios plurales de conocimiento que construyen prácticas y reflexiones de resistencia territorial y organización espacial autónoma.
Palabras clave: Pedagogía libertaria. Autogestión Instrucción integral. Desescolarización.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.