Determinantes da oferta e da demanda no mercado internacional de milho e sua influência sobre Goiás no período 1996-2007
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5535100Resumo
As mudanças ocorridas no início da década dos anos de 1990 impactaram diretamente o mercado de milho no Brasil e no mundo, exigindo informações mais seguras e precisas aos agentes do mercado. Além disso, as mudanças na utilização do milho, dentre elas o consumo para produção de etanol, alteraram a configuração da relação oferta e demanda o que atingiu o equilíbrio dos preços. Dessa forma, o artigo buscou identificar determinantes da oferta e demanda internacional de milho e sua influência sobre este mercado em Goiás no período de 1996-2007. Pode-se compreender a influência do mercado internacional no mercado do milho em Goiás e os impactos do mercado internacional na formação de preços desta commoditie, deixaram os produtores conscientes das possíveis variações nos preços, notadamente após o ano de 2001. Isso se deveu principalmente à abertura do mercado e a conseqüente inclusão do milho na pauta das exportações brasileiras, o que, aliada à demanda mundial crescente para alimentação e produção de biocombustíveis, transformou o milho goiano numa commoditie internacional. O estudo realizado foi capaz de evidenciar a influência dos preços internacionais no mercado interno, apresentado no período 1996-1997 um R² = 0,6962, explicando 69,62% das alterações nos preços por influência do mercado externo.Downloads
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