Economia política da “segunda escravidão”. Resenha do livro Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos

Autores

  • Glauber Lopes Xavier Universidade Estadual de Goiás. Departamento de Ciências Econômicas. Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.

Resumo

A obra em epígrafe, publicada em 2016 pela Civilização Brasileira e organizada por Rafael Marquese e Ricardo Salles, resulta de um esforço de investigação empreendido por pesquisadores brasileiros, cubanos e norte americanos acerca de um tema candente não apenas para a história, mas para as ciências humanas e sociais de modo geral: a escravidão nesses países no decurso do século XIX. Compreendê-la, naquilo que reserva de peculiar em relação a escravidão que perdurou dos século XVI ao final do século XIX, trata-se de algo fundamental para a compreensão da formação social, econômica e política dos três países. A obra é fruto de um amadurecido diálogo entre os pesquisadores envolvidos, os quais compartilham da compreensão de que a chamada “segunda escravidão” ensejou, nos países em questão, processos escravagistas dinâmicos, correlacionados às demandas de acumulação por parte do capitalismo europeu durante o século XIX. O conceito de “segunda escravidão”, proposto por Dale Tomich, em 1988, é central nas reflexões dispostas ao longo dos cinco capítulos que formam a obra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás. Departamento de Ciências Econômicas. Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.
    Economista. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

Economia política da “segunda escravidão”. Resenha do livro Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(1), 294-297. //www.revista.ueg.br/index.php/economia/article/view/6489