Economia política da “segunda escravidão”. Resenha do livro Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos
Resumo
A obra em epígrafe, publicada em 2016 pela Civilização Brasileira e organizada por Rafael Marquese e Ricardo Salles, resulta de um esforço de investigação empreendido por pesquisadores brasileiros, cubanos e norte americanos acerca de um tema candente não apenas para a história, mas para as ciências humanas e sociais de modo geral: a escravidão nesses países no decurso do século XIX. Compreendê-la, naquilo que reserva de peculiar em relação a escravidão que perdurou dos século XVI ao final do século XIX, trata-se de algo fundamental para a compreensão da formação social, econômica e política dos três países. A obra é fruto de um amadurecido diálogo entre os pesquisadores envolvidos, os quais compartilham da compreensão de que a chamada “segunda escravidão” ensejou, nos países em questão, processos escravagistas dinâmicos, correlacionados às demandas de acumulação por parte do capitalismo europeu durante o século XIX. O conceito de “segunda escravidão”, proposto por Dale Tomich, em 1988, é central nas reflexões dispostas ao longo dos cinco capítulos que formam a obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________