A CERTIFICAÇÃO FSC E A SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA DA EMPRESA PRECIOUS WOODS AMAZON

Autores

  • DEBORA RAMOS SANTIAGO Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562862

Palavras-chave:

Certificação FSC, conservação ambiental, manejo florestal sustentável, PWA

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o papel da certificação Forest Stewardship Council (FSC) para a manutenção da sustentabilidade na Amazônia. Avalia-se o caso específico da madeireira Precious Woods Amazon (PWA) visando compreender os seus aspectos fundamentais, benefícios socioambientais gerados e os desafios enfrentados para a conservação e promoção do desenvolvimento sustentável do Amazonas. Como base de informações foram utilizadas as fontes de dados do Forest Stewardship Council (FSC), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e da Precious Woods Amazon (PWA). A PWA tem sido considerada um importante mecanismo para a promoção do desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, assegurando a proteção ambiental e o desenvolvimento local. Mesmo com as duras críticas existentes quanto a sua eficácia, os dados disponíveis revelam ser incontestáveis os benefícios socioambientais gerados por ela. Por outro lado, ela não deve ser considerada uma panaceia que resolverá todos os problemas da região, mas necessita-se da cooperação dos demais agentes envolvidos nesse processo. A formulação e execução de políticas eficientes que fomentem práticas sustentáveis são essenciais na promoção, expansão da informação, fiscalização e implantação de legislações benéficas, direcionadas às especificidades locais. A certificação ambiental representa o desenvolvimento verde e responsável das nações, nos últimos tempos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • DEBORA RAMOS SANTIAGO, Universidade de Brasília
    Doutoranda em Economia na Universidade de Brasília (Economia Agrícola e Meio Ambiente). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Colabora como Líder da Realidade Climática, desenvolvendo papel de liderança para soluções climáticas (Climate Reality Leadership Corps/2014). Também colabora como colunista dos Portais Educação (www.portaleducacao.com.br), Pensamento Verde (www.pensamentoverde.com.br) e como revisora de periódicos para a Revista Perspectivas do Desenvolvimento (ISSN 2318-681X). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional (UFAM/2008-2010) e graduação em Ciências Econômicas (UFAM /2003-2007). Foi pesquisadora na área de economia e gestão do Instituto de Inteligência sócio-ambiental estratégica da Amazônia, desenvolvendo atividades relacionadas à participação em projetos e a elaboração de relatórios de pesquisa (2009-2010). Prestou serviços para a Universidade Federal do Amazonas, atuando como professora substituta do Departamento de Economia e Análise (2009-2011). Nos últimos anos (2011-2013) atuou como professora assistente da Universidade do Estado do Amazonas no Curso de Economia (Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara), ministrando aulas, organizando eventos acadêmicos e realizando pesquisas socioeconômicas e ambientais na Amazônia.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CERTIFICAÇÃO FSC E A SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA DA EMPRESA PRECIOUS WOODS AMAZON. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 12(2), 1-28. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562862

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.