A CERTIFICAÇÃO FSC E A SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA DA EMPRESA PRECIOUS WOODS AMAZON
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5562862Palavras-chave:
Certificação FSC, conservação ambiental, manejo florestal sustentável, PWAResumo
O objetivo deste estudo é analisar o papel da certificação Forest Stewardship Council (FSC) para a manutenção da sustentabilidade na Amazônia. Avalia-se o caso específico da madeireira Precious Woods Amazon (PWA) visando compreender os seus aspectos fundamentais, benefícios socioambientais gerados e os desafios enfrentados para a conservação e promoção do desenvolvimento sustentável do Amazonas. Como base de informações foram utilizadas as fontes de dados do Forest Stewardship Council (FSC), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e da Precious Woods Amazon (PWA). A PWA tem sido considerada um importante mecanismo para a promoção do desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, assegurando a proteção ambiental e o desenvolvimento local. Mesmo com as duras críticas existentes quanto a sua eficácia, os dados disponíveis revelam ser incontestáveis os benefícios socioambientais gerados por ela. Por outro lado, ela não deve ser considerada uma panaceia que resolverá todos os problemas da região, mas necessita-se da cooperação dos demais agentes envolvidos nesse processo. A formulação e execução de políticas eficientes que fomentem práticas sustentáveis são essenciais na promoção, expansão da informação, fiscalização e implantação de legislações benéficas, direcionadas às especificidades locais. A certificação ambiental representa o desenvolvimento verde e responsável das nações, nos últimos tempos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________