Sistema agroflorestal: uma alternativa sustentável no agronegócio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5562654Resumo
O sistema agroflorestal é uma combinação ecológica e econômica de culturas agrícolas ou animais, em conjunto com espécies lenhosas perenes. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de Sistemas Agroflorestais (SAFs) como uma alternativa sustentável para o agronegócio, em especial, para o agronegócio rondoniense. Para tanto, serão abordados conceitos inerentes ao agronegócio, sustentabilidade e SAFs. Além de conceitos, será apresentado um dos principais indicadores de sustentabilidade utilizados na atualidade, a Pegada Ecológica. Tal método fundamenta-se no conceito de capacidade de carga, reforçando a ideia de introduzir esta questão na sociedade. Assim, serão comparados três cenários: o da agricultura convencional, pecuária e da agricultura sustentável, com o uso de SAFs mostrando qual desses tende a causar um maior impacto ao meio ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________