Sistema agroflorestal: uma alternativa sustentável no agronegócio

Autores

  • Ana Cláudia Barroso Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Professora no ILES/Ulbra de Porto Velho – RO.

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562654

Resumo

O sistema agroflorestal é uma combinação ecológica e econômica de culturas agrícolas ou animais, em conjunto com espécies lenhosas perenes. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de Sistemas Agroflorestais (SAFs) como uma alternativa sustentável para o agronegócio, em especial, para o agronegócio rondoniense. Para tanto, serão abordados conceitos inerentes ao agronegócio, sustentabilidade e SAFs. Além de conceitos, será apresentado um dos principais indicadores de sustentabilidade utilizados na atualidade, a Pegada Ecológica. Tal método fundamenta-se no conceito de capacidade de carga, reforçando a ideia de introduzir esta questão na sociedade. Assim, serão comparados três cenários: o da agricultura convencional, pecuária e da agricultura sustentável, com o uso de SAFs mostrando qual desses tende a causar um maior impacto ao meio ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sistema agroflorestal: uma alternativa sustentável no agronegócio. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(1), 277-293. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562654