Agricultura Familiar: O Fim Do Ministério Do Desenvolvimento Agrário No Território Rural Do Sudoeste Goiano (2012-2017)
Resumo
A agricultura familiar é definida como uma atividade produtiva realizada em propriedade de pequena escala. É uma estrutura em que a família é a proprietária e, ao mesmo tempo, executora das atividades produtivas. Essa agricultura é fomentada por políticas públicas que visam o seu fortalecimento e a permanência do agricultor no campo. Desde 2016, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, violentas mudanças aconteceram no âmbito dessa plataforma após a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dessa forma, o objetivo deste estudo é a análise do acesso às políticas públicas para a agricultura familiar no Território Rural do Sudoeste Goiano durante o período de funcionamento e extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão da administração direta do Governo Federal, que era responsável por propor e operacionalizar as políticas destinadas a esse setor de produção. A metodologia utilizada para o estudo possui abordagem qualitativa e, pesquisa bibliográfica e documental como forma de coleta de dados. Entende-se que o desmonte desse ministério representa um marco para a agricultura familiar brasileira, que, desde então, sofre com a carência de acesso às políticas públicas destinadas a essa plataforma, desmantelando décadas de construção de políticas públicas para o espaço rural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________