DESEMPENHO DE CULTIVARES DE PIMENTÃO NA REGIÃO SEMIÁRIDA BAIANA
DOI:
https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v9n1p46-53Resumo
A seleção de cultivares adaptadas regionalmente pode favorecer o cultivo do pimentão por médios e pequenos agricultores no semiárido baiano. Assim, objetivou-se avaliar o desempenho de um híbrido e três cultivares de pimentão em condições de campo na região semiárida baiana. Foi utilizado o Híbrido TE 300 (Maestro) e três cultivares de pimentão (All Big, Quadrado vermelho e Ikeda), com quatro repetições, dispostos em delineamento experimental em blocos casualizados. Aos 90 dias após o transplante iniciou-se a colheita dos frutos, no qual, no final do ciclo totalizaram cinco colheitas. Em cada colheita foram avaliadas as variáveis: número de flores, folhas e ramos, altura de plantas, comprimento, diâmetro, número e peso dos frutos. A partir do peso dos frutos estimou-se a produtividade do híbrido e das cultivares obtidas em cada colheita e a produtividade final resultado do somatório das cinco colheitas realizadas. Verificou-se que o pimentão híbrido Maestro apresenta melhores características de crescimento e maior produtividade e a cultivar Quadrado Vermelho pode ser uma segunda alternativa de produção nas condições do presente estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.