O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman 12; o número máximo de páginas não ultrapassa 15; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e em formato TIFF. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS: O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no portal da revista em Português, Inglês ou Espanhol. Não há cobrança de taxa de publicação e não será aceita a submissão de artigos escritos em línguas estrangeiras, cuja tradução tenha sido efetuada por programas computacionais, ficando na responsabilidade do Comitê Editorial decidir a necessidade de uma revisão da língua estrangeira, a qual será realizada por um revisor indicado pela Revista Agrotecnologia e os custos cobertos pelo(s) autor(es). O cadastro deverá ser preenchido apenas pelo autor correspondente que se responsabilizará pelo artigo em nome dos demais autores. Não são aceitas alterações posteriores no número de autores e ordem de autoria. Só serão aceitos trabalhos depois de revistos e aprovados pela Comissão Editorial, e que não foram publicados ou submetidos em publicação em outra revista. Excetuam-se, nesta limitação, os apresentados em congressos, em forma de resumo e resumo expandido. Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações contidos nos artigos.

AVALIAÇÃO: inicialmente o manuscrito é avaliado pelo editor e bibliotecária quanto a pertinência científica e adequação de referências e formatação exigida pelo periódico. Em seguida, o artigo será direcionado aos revisores para posterior avaliação. O tempo médio entre submissão e publicação geralmente não ultrapassa oito meses e, em inúmeros casos situa-se entre quatro e seis meses (objetivo da revista para 2020). Os trabalhos aprovados preliminarmente serão enviados a, pelo menos, dois revisores da área e publicados, somente, se aprovados pelos revisores e pelo corpo editorial. A publicação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico, cabendo ao comitê editorial a decisão final do aceite. O sigilo de identidade dos autores e revisores será mantido durante todo o processo. A administração da revista tomará o cuidado para que os revisores de cada artigo sejam, obrigatoriamente, de instituições distintas daquela de origem dos autores. Artigos que apresentarem mais de cinco autores não terão a sua submissão aceita pela Revista Agrotecnologia, salvo algumas condições especiais que a pesquisa foi realizada em diferentes regiões.

Recomenda-se no ato da submissão a indicação de dois revisores (documentos suplementares) que não tenham vínculo com o artigo a ser avaliado. Deverá ser apresentado nome completo, e-mail, instituição de vínculo.

CORREÇÕES: Após as revisões com necessidade de alterações é necessário que os autores destaquem as correções em VERMELHO no arquivo a ser anexado.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

DIGITAÇÃO: o texto deve ser escrito em programa Word (DOC ou RTF) ou compatível e os gráficos em programas compatíveis com o Windows e formato de imagens: Figuras (JPEG) e Fotos (JPEG). Os artigos podem apresentar figuras coloridas, mas devem apresentar tamanho máximo de 2 MB. Deve ter no máximo de 15 páginas, A4, digitado em espaço 1,5, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho doze e parágrafo recuado por 1 cm. Todas as margens deverão ter 2,5 cm. Páginas e linhas devem ser numeradas; os números de páginas devem ser colocados na margem inferior, à direita e as linhas numeradas de forma contínua. Se forem necessárias outras orientações, entre em contato com o Comitê Editorial 

ESTRUTURA: o artigo científico deverá ser organizado em TÍTULO, TÍTULO EM INGLÊS, NOME DO(S) AUTOR(ES), Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (OPCIONAL) e Referências.

Obs. Os tópicos acima deverão ser separados entre si da seguinte forma: Entre Resumo, Palavras Chaves, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos e outros tópicos utilizar um  espaço 1,5.

TÍTULO: deve ser escrito em maiúsculo, negritado, centralizado na página e no máximo com 15 palavras. Para trabalhos em  português, inserir título em inglês separado do título principal por um espaço. Para trabalhos em idiomas estrangeiros, inserir título em português logo abaixo do título principal. Os títulos das demais seções da estrutura (resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos e referências) deverão ser escritos com letras maiúsculas, negrito e justificado à esquerda. 

AUTOR(ES): Nomes completos (sem abreviaturas), somente a primeira letra maiúscula, um após o outro, separados por virgula e centralizado na página. Logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autores, em texto centralizado, indicar, para cada autor, afiliação completa com identificação, departamento ou curso de pós graduação, instituição, cidade, estado, e-mail do autor correspondente e endereço. (Exemplo para autor correspondente: Prof. Doutor, Mestrado em Produção Vegetal, UEG/Ipameri – GO, xxxxx@ueg.br, rodovia GO 330, Km 241, anel viário, Ipameri, GO). (Exemplo para demais autores: Prof. Doutor, Mestrado em Produção Vegetal, UEG/Ipameri – GO). Todas as informações além das destacadas na identificação dos autores serão consideradas excedentes. Só serão aceitos, no máximo, oito autores. Não haverá possibilidade de ultrapassar este limite.

Na primeira versão do artigo submetido e os nomes dos autores  deverão ser omitidos, os autores devem ser cadastrados na página da revista pelo autor principal.

 RESUMO E ABSTRACT: no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. O conteúdo deve estar na mesma linha do tópico logo após dois pontos. O resumo deve estar em alinhamento justificado.

 PALAVRAS-CHAVE E KEYWORDS: Apenas a primeira letra da primeira palavra maiúscula. Devem ter, no mínimo três e, no máximo cinco palavras, não constantes no Título/Title e separadas por  vírgula (consultar modelo de artigo) com ponto no final.

Obs. Em se tratando de artigo escrito em idioma estrangeiro (Inglês ou Espanhol), o título, resumo e palavras chave deverão, também, constar em Português, mas com a sequência alterada, vindo primeiro no idioma estrangeiro.

 INTRODUÇÃO: dever ter, no máximo, 700 palavras, contendo citações atuais que apresentem relação com o assunto abordado na pesquisa.

 CITAÇÕES DE AUTORES NO TEXTO: devem ser observadas as normas da ABNT, NBR 10520 de 2002.

Ex: Torres (2008) ou (TORRES, 2008); com dois autores, usar Torres e Marcos Filho (2002) ou (TORRES; MARCOS FILHO, 2002); com mais de três autores, usar Torres et al. (2002) ou (TORRES et al., 2002).

Tabelas: As tabelas (incluindo legendas e conteúdo) devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12 estilo normal, espaçamento simples e, serão numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na parte superior. Ex. Tabela 1. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela. Cada dado deve ocupar uma célula distinta. Não usar negrito ou letra maiúscula no cabeçalho. Recomenda-se que as tabelas apresentem 8,2 cm de largura, não sendo superior a 17 cm (consulte o modelo de artigos publicados anteriormente), acessando a página da Revista Agrotecnologia. Uma única tabela não deve ultrapassar uma página e nunca exceder as margens. Não utilize sombreamento.

Figuras: Gráficos, fotografias ou desenhos levarão a denominação geral de (ex. Figura 1.) sucedida de numeração arábica crescente e legenda na parte inferior em espaçamento simples. As figuras devem apresentar 8,5 cm de largura, não sendo superior a 17 cm. A fonte empregada deve ser a Times New Roman, corpo 10 e não usar negrito na identificação dos eixos. As linhas dos eixos devem apresentar uma espessura de 1,5 mm de cor preta. A Revista reserva- se ao direito de não aceitar tabelas e/ou figuras com o papel na forma “paisagem” ou que apresentem mais de 17 cm de largura. Uma única figura nunca deve ultrapassar uma página. Tabelas e Figuras devem ser inseridas logo após a sua primeira citação. Utilize figuras preferencialmente em formato TIFF com resolução mínima de 600 dpi. Tabelas e Figuras juntas não devem ultrapassar o número máximo de seis por manuscrito.

EQUAÇÕES: devem ser digitadas usando o editor de equações do Word, com a fonte Times New Roman. As equações devem receber uma numeração arábica crescente.

Unidades de medida: todas as unidades devem estar de acordo com Sistema Internacional (SI).

AGRADECIMENTOS: logo após as conclusões poderão ser acrescentados os agradecimentos instituições, indicando, de forma clara, as razões pelas quais os faz.

REFERÊNCIAS: Devem ser digitadas de acordo com a ABNT NBR 6023:2018, em espaço simples e separadas entre si também pelo mesmo espaço (1,0 cm). Devem ser apresentadas em ordem alfabética de sobrenomes autores e alinhadas à esquerda. Um percentual de 60% do total das referências deverá ser oriundo de periódicos científicos indexados com data de publicação inferior a 10 anos. O número de referências não deverá exceder a 25.

Obs.: Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.. Em documentos online, deve-se colocar no final da referência: Disponível em: link. Acesso em: dia mês (abreviado). Ano.

Exemplos:

Livro

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, Ano. Páginas (opcional).

  • BERNARDO, S. Manual de irrigação. 6 ed. Viçosa: Ed. Imprensa Universitária, 1995. 657 p.

Teses e dissertações

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Páginas ou folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado em área de concentração) - Departamento ou Centro, Instituição, Local, data de publicação.

  • SANTOS, P. G. F. Crescimento e produtividade de variedades de Manihot esculenta sob déficit hídrico. 2007. 30 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual de Goiás, Ipameri – GO, 2017. Disponível em: http://www.cdn.ueg.br/source/ppgpv/conteudoN/4630/Priscilla_Gomes_de_Freitas_Santos.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.

Artigo de Revista

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, páginas inicial-final do artigo, data.

  • OLIVEIRA NETO, M. C.; REIS, R. C; DEVILLA, I. A. Propriedades físicas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) variedade Engopa 201 – Ouro. Revista Agrotecnologia, Anápolis, v. 1, n. 1, p. 99-111, 2010.

Artigos em meio eletrônico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, páginas inicial-final do artigo (se houver), data. Disponível em: link. Acesso em: dia mês (abreviado). Ano.

Boletim Técnico / Circular Técnica / Documentos

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, Ano. Páginas (opcional). (Tipo de documento, volume).

  • ABREU, P. G.; ABREU, V. M. N. Sistema de distribuição de água na suinocultura: dimensionamento e equipamentos. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2000. 25p. (Circular Técnica, 24).
  • CARVALHO FILHO, O M.; LANGUIDEY, P. H. Palma forrageira semi-desidratada associada a diferentes fontes protéicas para vacas em lactação. Petrolina: EMBRAPA-CPATSA, 1998. 4p. (Comunicado Técnico, 72). 
  • GIROTTO, A. F.; SANTOS FILHO, J. I. Custo de produção de suínos. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2000. 36p. (Documentos, 62).

Pessoa jurídica (Órgãos governamentais, empresas, associações…)

NOME DA ENTIDADE (pelo qual é conhecida ou como se destaca no documento). Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, Ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês (abreviado). Ano

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.