EXPLORANDO DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CÉLULA
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v14iFluxoCont.14164Resumo
O ensino fundamental constitui, para a maioria dos estudantes, o primeiro contato com o aprendizado de Ciências, com isso, estratégias didáticas podem facilitar a compreensão de temáticas tão complexas quanto os conteúdos que abordam a biologia celular. O objetivo deste estudo foi aplicar diferentes recursos didáticos no ensino de células para estudantes do ensino fundamental em um evento em uma escola pública de Anápolis/GO. Foi conduzida no âmbito do projeto de extensão “Popularizando Ciências com Riqueza de Detalhes”, promovendo uma ação de divulgação científica, em Anápolis/GO, no dia 29 de março de 2023, na Escola Paroquial Santo Antônio. A dinâmica consistiu na organização dos estudantes em grupos para a explanação teórica do conteúdo, com o auxílio de modelos tridimensionais de células animais e vegetais, com posterior observação de células vegetais em microscopia óptica; participando um total de 750 estudantes diretamente. Os estudantes foram estimulados a identificar, conhecer e reconhecer as estruturas básicas celulares, principalmente o DNA, fato que chamou a atenção e suscitou curiosidade e entusiasmo nos estudantes, no entanto, nada superou a experiência do contato com o microscópio, que foi disponibilizado para que todos os presentes pudessem fazer a visualização de um corte histológico de Elodea sp. Há necessidade de investimento público e privado na aquisição de materiais e equipamentos que promovam um ensino de ciências mais investigativo e construtivista, mas como essa realidade ainda é desafiante, a interação universidade e educação básica, através de ações extensionistas, podem colaborar mutuamente para o desenvolvimento de competências científicas de todos os envolvidos.
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