QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO MUÇARELA FATIADO
DOI:
https://doi.org/10.12971/2179-5959/agrotecnologia.v9n2p1-8Keywords:
Contaminação, segurança de alimentos, Salmonella spp, Staphylococcus sppAbstract
O queijo muçarela é um produto de elevado consumo, porém muito suscetível à contaminação microbiológica esta contamina-ção pode trazer prejuízos à saúde humana. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica e físico-química do queijo muçarela fatiado, comercializados no município de Jataí- GO. Foram coletadas em 10 supermercados, 10 amostras de queijo muçarela fatiados de diferentes em cada estabelecimento, no período de agosto a novembro de 2016. Para as análises físico-químicas, observou-se a temperatura de comercialização, o pH e o teor de gordura. Com relação os resultados da análise físico-química podermos verificar que os resultados de pH, permaneceram entre 5,45 a 6,08, os de gordura total variaram de 26,3 a 31,1%, e a temperatura de comercialização variaram de 13,4 a 25,1°C. Nas análises microbiológicas verificou-se o NMP (Número Mais Provável) de Coliformes fecais, a presença de Salmonella spp e a contagem de UFC (Unidade de Formadora de Colônia) de Staphylococcus spp. Dentre as amostras analisadas, 30% apresentaram resultados positivos para Salmonella spp, 70% para os Staphylococcus spp e 20% para os Coliformes fecais, sugerindo que a contaminação por estas bactérias pode ser decorrente da inadequação da qualidade da matéria-prima, de higiene e armazenamento durante sua fabricação, pois correspondia ao produto fatiado, provavelmente por esses produtos passarem por uma etapa a mais (fatiamento) antes de serem embalados, pode der ocorrido a contaminação. Geralmente os alimentos contaminados por essas bactérias, causam problemas de intoxicação, podendo levar à morte.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.