AS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA
Palavras-chave:
história indígena, currículo, licenciatura em HistóriaResumo
O presente artigo resume o resultado de pesquisa de doutorado, defendida recentemente no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. O trabalho de doutorado foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Apresentamos o estudo dos currículos de quatro cursos de Licenciatura em História, todas de universidades localizadas no estado de São Paulo, com o objetivo de compreender e demonstrar o processo pelo qual conteúdos de História Indígena passam a ser relevantes nestes cursos. A Lei 11.645/08, ao reforçar a relevância que a escola tem ao tornar obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas, leva ao questionamento e entendimento da importância da Universidade no processo de formação dos professores. Para o estudo foram analisadas a legislação pertinente e o currículo de alguns cursos de Licenciatura em História.