AS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA

Autores

  • Aline de Alcântara Valentini

Palavras-chave:

história indígena, currículo, licenciatura em História

Resumo

O presente artigo resume o resultado de pesquisa de doutorado, defendida recentemente no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. O trabalho de doutorado foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Apresentamos o estudo dos currículos de quatro cursos de Licenciatura em História, todas de universidades localizadas no estado de São Paulo, com o objetivo de compreender e demonstrar o processo pelo qual conteúdos de História Indígena passam a ser relevantes nestes cursos. A Lei 11.645/08, ao reforçar a relevância que a escola tem ao tornar obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas, leva ao questionamento e entendimento da importância da Universidade no processo de formação dos professores. Para o estudo foram analisadas a legislação pertinente e o currículo de alguns cursos de Licenciatura em História. 

Biografia do Autor

  • Aline de Alcântara Valentini

    Professora das Faculdades Integradas de Guarulhos, no curso de História, nas disciplinas de História da América e História das Sociedades Indígenas.

    Professora  da Faculdade de Educação Paulistana,no curso de Pedagogia, nas disciplinas de História da Educação e Cultura e Literatura africana e indígena.

    Professora da Faculdade Metropolitana de Caieiras, no curso de Pedagogia, nas disciplinas de História e Cultura afro-brasileira e indígena.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Como Citar

AS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 9–34, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6817.. Acesso em: 18 set. 2024.