SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

Autores

  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Paulo Rogério Garcez de Moura Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Experimentação. Aprendizagem Significativa. Epistemologia de Thomas Kuhn

Resumo

Apresenta-se e discute-se neste artigo a caracterização de uma estratégia de ensino experimental às Ciências, intitulada Atividade Experimental Problematizada (AEP), a partir de uma estrutura organizacional teórico-metodológica reconhecida pelos eixos articuladores teóricos e momentos metodológicos. Utilizam-se, para tanto, de fundamentações pedagógica e epistemológica, respectivamente centradas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Epistemologia de Thomas Kuhn, com intenção de apresentar-se e discutir-se acerca de suas bases conceituais e proposicionais capazes de sustentar a proposta da AEP. Tenciona-se, com isso, a caracterização de um método de ensino potencialmente problematizável em sua condução e nas reflexões que a origina, em viés experimental, capaz de garantir a construção de um conhecimento científico e efetiva compreensão de seus aspectos circunscritos, fundado pela processualidade da relação teoria-prática.

Biografia do Autor

  • André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa
    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada na Duke University, Durham, NC, EUA (2014); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2004).
  • Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui Graduação em Química - Licenciatura (2002) e Especialização em Educação pela Universidade de Cruz Alta (1998), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016).
  • José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004).

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Tema livre