Sobre literatura e seus reflexos no Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5592362

Resumo

As relações entre Literatura e sociedade são diversas, assim como a própria produção literária, em distintos países; no cenário brasileiro, Antonio Candido possui papel central nos estudos que contemplam as relações entre a sociedade brasileira e a Literatura produzida em nosso país. Um lócus privilegiado para a análise dos sentidos e do local da literatura é o campo educacional, uma vez que distintas facetas do fenômeno literário podem ser contempladas, ao se refletir sobre o papel da literatura na sociedade, sobretudo, o papel do ensino da leitura literária. O objetivo desse artigo é o de refletir sobre como os textos literários no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), gradativamente, estão deixando de ser abordados com foco em sua literariedade. Assim, analisando o percurso histórico do exame, este artigo evidencia que o Enem acompanha a tendência de acentuada diminuição do estudo de Literatura nas escolas brasileiras, fato que também é observado nos currículos escolares, desde a virada do milênio.

Palavras-chave: Literatura. Sociedade. Enem. Educação Básica.

Abstract: The relations between Literature and society are diverse, as well as literary production itself, in different countries; in the Brazilian scene, Antonio Candido plays a central role in studies that contemplate the relations between Brazilian society and the literature produced in our country. A privileged locus for the analysis of the meanings and literature local is the educational field, since different facets of the literary phenomenon can be contemplated, when reflecting on the role of literature in society, above all, the role of teaching literary reading. The purpose of this article is to reflect on how the literary texts in the National High School Examination (Enem), gradually, are no longer addressed with a focus on their literacy. Thus, analyzing the historical course of the exam, this paper shows that the Enem accompanies the tendency of a marked decrease in the study of Literature in Brazilian schools, a fact that has also been observed in school curriculuns since the turn of the millennium.

Keywords: Literature. Society. Enem. Basic Education.

Biografia do Autor

  • Lucas Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Graduado em Letras, pela mesma instituição, Unidade de Cassilândia. Docente da rede pública de ensino do município de Chapadão do Sul/MS. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE) e do Laboratório de Linguagem, Educação e Cultura do CEPEED – Centro de Ensino Pesquisa e Extensão, da Unidade de Paranaíba/MS.

    Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2261752589205880

    Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1822-2328

    E-mail: lucasrodrigues_oliveira@hotmail.com

  • José Antonio Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), docente do quadro permanente do

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Educação e Cultura. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE) e do Laboratório de Linguagem, Educação e Cultura do CEPEED – Centro de Ensino Pesquisa e Extensão, da Unidade de Paranaíba/MS.

    Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1335536974680929

    Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-4397-9701

    E-mail: joseantonioms@msn.com

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Sobre literatura e seus reflexos no Enem. (2021). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 13(1), 139-154. https://doi.org/10.5281/zenodo.5592362