Letramentos no Ensino Fundamental II: reflexões sobre propostas argumentativas de produção textual nas práticas de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4009358

Resumo

Este trabalho discute a constituição de quatro propostas para a produção de textos argumentativos visando mostrar como a prescrição pode contribuir para o desenvolvimento das práticas de linguagem de alunos do último ano do Ensino Fundamental II. O estudo verifica como são apresentadas: a) condições de produção (contexto imediato e amplo) da coletânea de textos; b) a relação entre os textos motivadores e a promoção da prática da argumentação; e c) a incorporação dos elementos de diferentes semioses. Mostra como esses aspectos são necessários para conduzir um diálogo com o aluno-escrevente, promovendo as práticas de linguagem, em especial, a de escrita argumentativa.

Biografia do Autor

  • Marta Aparecida Broietti Henrique, Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE)

    Doutora Estudos Linguísticos pela UNESP (IBILCE – S. J. do Rio Preto), professora da Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE).

    Lattes iD: lattes.cnpq.br/8890914874101415

    Orcid iD: orcid.org/0000-0002-4986-4454

    E-mail: broietti@uol.com.br

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Letramentos no Ensino Fundamental II: reflexões sobre propostas argumentativas de produção textual nas práticas de escrita. (2018). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 10(2), 253-280. https://doi.org/10.5281/zenodo.4009358