Transposição didática externa da crônica narrativa humorística: a modelização do gênero como ferramenta do letramento escolar

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP) Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio
  • Samandra de Anadrade Corrêa (UENP) Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio (Grupo de Pesquisa DIALE)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um recorte dos resultados de pesquisas realizadas para o projeto de pesquisa “Gêneros do jornal como objetos de transposição didática” (Universidade Estadual do Norte do Paraná) (UENP), inserido no Grupo (CNPq) DIALE – Diálogos linguísticos e ensino. A fundamentação teórica que norteia a pesquisa são os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo na sua vertente didática. Nosso foco neste artigo é apresentar um modelo teórico (BARROS, 2014) do gênero Crônica Narrativa Humorística como uma ferramenta a ser usada em processos de transposição didática que tomem esse gênero como objeto de ensino da língua. Partimos da premissa de que a modelização é a primeira etapa desse processo, inserindo-se nos trabalhos da transposição didática externa.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Docente do curso de Letras Português/Inglês e do Mestrado Profissional em Letras em rede (PROFLETRAS). Líder do grupo de pesquisa DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino (CNPq/UENP). Tem como foco, sobretudo, pesquisas sobre o ensino/aprendizagem da língua portuguesa e a formação de professores. CV: http://lattes.cnpq.br/0263644351545918. E-mail: edeganutti@hotmail.com.

Samandra de Anadrade Corrêa (UENP), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio (Grupo de Pesquisa DIALE)

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica durante os quatro anos da graduação (Bolsista do CNPq e Fundação Araucária). Atualmente desenvolve pesquisas como colaboradora externa do Grupo de Pesquisa DIALE (CNPq/UENP). CV: http://lattes.cnpq.br/9876858133027030. E-mail: samandra.andrade@hotmail.com.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
Barros (UENP), E., & Corrêa (UENP), S. (2017). Transposição didática externa da crônica narrativa humorística: a modelização do gênero como ferramenta do letramento escolar. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 9(1), 5-24. https://doi.org/10.5281/zenodo.4006587
Seção
Linguística