Transposição didática externa da crônica narrativa humorística: a modelização do gênero como ferramenta do letramento escolar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4006587Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um recorte dos resultados de pesquisas realizadas para o projeto de pesquisa “Gêneros do jornal como objetos de transposição didática” (Universidade Estadual do Norte do Paraná) (UENP), inserido no Grupo (CNPq) DIALE – Diálogos linguísticos e ensino. A fundamentação teórica que norteia a pesquisa são os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo na sua vertente didática. Nosso foco neste artigo é apresentar um modelo teórico (BARROS, 2014) do gênero Crônica Narrativa Humorística como uma ferramenta a ser usada em processos de transposição didática que tomem esse gênero como objeto de ensino da língua. Partimos da premissa de que a modelização é a primeira etapa desse processo, inserindo-se nos trabalhos da transposição didática externa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.