Pedagogia léxico-gramatical e sua interface com a produção de textos escritos

Resumo

Este artigo se insere na área da Educação Linguística e tematiza um de seus objetos de estudo: a pedagogia léxico-gramatical. Problematiza-se a dificuldade com que se depara o professor de língua materna na construção de percursos didáticos em que se estabeleça uma relação entre o saber científico, o saber a ensinar e o saber ensinado. O objetivo geral é contribuir para a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa. Os objetivos específicos são: a) conceituar a pedagogia léxico-gramatical; b) demonstrar as funções dos articuladores de organização textual, com vistas ao tratamento didático desse recurso linguístico; c) propor uma sequência didática em que sejam articulados os conhecimentos léxico-gramaticais aos de produção de textos escritos. Fundamenta-se a proposta em pesquisas na área da Educação Linguística (BECHARA, 2001; TRAVAGLIA, 2003; LOMAS, 2014; PALMA; TURAZZA, 2014; PALMA, 2017), numa interface com estudos em Linguística Textual (KOCH; ELIAS, 2018; KOCH, 2020). Conclui-se que léxico e gramática são dois planos linguísticos interdependentes. Assim, a pedagogia léxico-gramatical configura-se como uma abordagem promissora para demonstrar ao aluno quais recursos estão disponíveis na língua para produzir textos com boa articulação coesiva.

Biografia do Autor

Adriana Menezes Felisbino, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/7262477714748035

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0001-8095-3511

E-mail: adrianamenezes@felisbino.com.br

Cassiano Butti, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Mestre e doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/7832692577795399

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0003-3037-1702

E-mail:  cbutti@pucsp.br

Gabriella Moura Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/5159892110888230

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0001-8050-736X

E-mail: gabimoura.teixeira@hotmail.com

Publicado
2020-06-30
Como Citar
Felisbino, A., Butti, C., & Teixeira, G. (2020). Pedagogia léxico-gramatical e sua interface com a produção de textos escritos. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 92-110. https://doi.org/10.5281/zenodo.4620092
Seção
Dossiê temático