Pedagogia léxico-gramatical e sua interface com a produção de textos escritos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4620092

Resumo

Este artigo se insere na área da Educação Linguística e tematiza um de seus objetos de estudo: a pedagogia léxico-gramatical. Problematiza-se a dificuldade com que se depara o professor de língua materna na construção de percursos didáticos em que se estabeleça uma relação entre o saber científico, o saber a ensinar e o saber ensinado. O objetivo geral é contribuir para a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa. Os objetivos específicos são: a) conceituar a pedagogia léxico-gramatical; b) demonstrar as funções dos articuladores de organização textual, com vistas ao tratamento didático desse recurso linguístico; c) propor uma sequência didática em que sejam articulados os conhecimentos léxico-gramaticais aos de produção de textos escritos. Fundamenta-se a proposta em pesquisas na área da Educação Linguística (BECHARA, 2001; TRAVAGLIA, 2003; LOMAS, 2014; PALMA; TURAZZA, 2014; PALMA, 2017), numa interface com estudos em Linguística Textual (KOCH; ELIAS, 2018; KOCH, 2020). Conclui-se que léxico e gramática são dois planos linguísticos interdependentes. Assim, a pedagogia léxico-gramatical configura-se como uma abordagem promissora para demonstrar ao aluno quais recursos estão disponíveis na língua para produzir textos com boa articulação coesiva.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Pedagogia léxico-gramatical e sua interface com a produção de textos escritos. (2020). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 92-110. https://doi.org/10.5281/zenodo.4620092