Livro didático digital de língua portuguesa e atividade de leitura

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de atividades de leitura oferecidas pelo livro didático digital (LDD) por meio de objetos educacionais digitais (OED’s). Para atingir este objetivo,  analisamos como os letramentos digitais são trabalhados (quando o são) e de que forma se apresentam nos OED's, além de verificamos nestes os recursos multimodais presentes e como eles interferem nas atividades de leituras no LDD. O corpus constitui-se em um OED do LDD de língua portuguesa da coleção Projeto Teláris volume nove, Editora Ática, destinado ao ensino fundamental II, escrito por Borgatto, Bertin e Marchezi, (2015). Essa escolha ocorreu em virtude de ser a única coleção aprovada na categoria no PNLD de 2017. O estudo está pautado em Maingueneau (2013, 2015) sobre discurso e a concepção de multimodalidade. Além desse autor, valemo-nos, ainda de Dionisio e Vasconcelos (2011 e 2013) no que diz respeito à linguagem multimodal. Buscamos em Rojo e Bunzen (2005), Procópio (2010) e Soares, (2016), no tocante ao gênero de discurso livro didático e ao LDD. Quanto ao letramento digital, pautamo-nos em Xavier (s/d) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Pela análise apresentada, concluímos que esses recursos são complementares às atividades presentes no LD e são constituídos atividades e estratégias estáticas e, consequentemente, não se vale do uso da interatividade. Eles exploram as múltiplas semioses oriundas dos ambientes digitais.

Biografia do Autor

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Sorbonne Paris IV sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP Professor Adjunto IV do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9484873999348511

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0001-9495-0995

E-mail: sandro.luis@unifesp.br

 

Publicado
2020-06-30
Como Citar
Silva, S. (2020). Livro didático digital de língua portuguesa e atividade de leitura. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 9-24. https://doi.org/10.5281/zenodo.4619848
Seção
Dossiê temático