Educação linguística: contribuições para o ensino de literatura

Resumo

Partindo dos pressupostos teóricos apresentados pela Educação Linguística e pelo pensamento de Antonio Cândido de que a literatura é um produto social, entendemos que o texto literário é desenvolvido e apreciado em contexto sócio interacional, ou seja, é um bem cultural e ideológico. Assim, neste trabalho, objetivamos, a partir de tais concepções teóricas, discutir a importância da literatura no ensino de língua materna e propor uma transposição didática para o Ensino Fundamental I. Com isso, nos basearemos nos estudos sobre Educação Linguística em Figueiredo (2004), Duarte e Figueiredo (2011), Palma e Turazza (2014) e, sobre literatura e ensino, em Cosson (2006), Cândido (1995), Chartier (1995), entre outros. Como procedimentos metodológicos, seguimos: 1) levantamento dos pressupostos teóricos da Educação Linguística; 2) levantamento das diretrizes atuais para ensino de literatura; 3) proposta de transposição didática; 4) conclusão.  Dessa forma, buscamos contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem da leitura literária, tendo em vista a linguagem imagética e estética transpassadas pela sensibilidade e conhecimento do leitor, os aspectos cognitivos, os aspectos sociais, culturais e identitários expressos no texto literário.

Biografia do Autor

Micheline Tacia de Brito Padovani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre e doutoranda em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/0365310019758361

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0002-4009-0624

E-mail: mtbpadovani@gmail.com

Marcos Salviano Bispo de Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre e doutorando em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: http://www.lattes.cnpq.br/3394400554232785

Orcid iD:   https://orcid.org/0000-0002-8851-0560

E-mail: farami@uol.com.br

Claudia Rodrigues da Silva Nascimento, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: http://www.lattes.cnpq.br/4926962697475318

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-7174-7158

E-mail: joecla87@gmail.com

Publicado
2020-06-30
Como Citar
Padovani, M. T. de, Queiroz, M., & Nascimento, C. (2020). Educação linguística: contribuições para o ensino de literatura. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 111-126. https://doi.org/10.5281/zenodo.4620098
Seção
Dossiê temático