Educação Linguística: uma proposta para a pedagogia do oral na escola

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4620080

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor alguns conceitos da Análise da Conversação e estratégias orais para o ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica no Brasil. Os anos 70 foram muito importantes, iniciando-se, em diferentes países do mundo, a discussão da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade e emergindo novos campos de pesquisa, como a Análise da Conversação, que interage com outras disciplinas. Na França, Kerbrat-Orecchioni publica a Análise da Conversação, traduzido para o Português em 2006.  No Brasil, Marcuschi (1986) escreve a Análise da Conversação;   Fávero, Andrade e Aquino (1999) publicam Oralidade e escrita; Castilho (2000) contribui com A Língua falada no ensino; Dino Preti (2000) organiza Fala e Escrita em Questão.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais são publicados entre 1997 e 1999.  A Base Nacional Comum Curricular (2017) propõe o ensino da modalidade oral nas escolas.  O Grupo de Pesquisa Educação Linguística da PUC-SP estuda a Educação Linguística. Este trabalho divide-se em três partes: 1- Análise da Conversação; 2- Documentos oficiais; 2.1- Parâmetros Curriculares Nacionais; 2.2- Base Nacional Comum Curricular; 3- Propostas de Trabalho na Educação Básica.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Educação Linguística: uma proposta para a pedagogia do oral na escola. (2020). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 70-91. https://doi.org/10.5281/zenodo.4620080