Educação Linguística: uma proposta para a pedagogia do oral na escola

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor alguns conceitos da Análise da Conversação e estratégias orais para o ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica no Brasil. Os anos 70 foram muito importantes, iniciando-se, em diferentes países do mundo, a discussão da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade e emergindo novos campos de pesquisa, como a Análise da Conversação, que interage com outras disciplinas. Na França, Kerbrat-Orecchioni publica a Análise da Conversação, traduzido para o Português em 2006.  No Brasil, Marcuschi (1986) escreve a Análise da Conversação;   Fávero, Andrade e Aquino (1999) publicam Oralidade e escrita; Castilho (2000) contribui com A Língua falada no ensino; Dino Preti (2000) organiza Fala e Escrita em Questão.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais são publicados entre 1997 e 1999.  A Base Nacional Comum Curricular (2017) propõe o ensino da modalidade oral nas escolas.  O Grupo de Pesquisa Educação Linguística da PUC-SP estuda a Educação Linguística. Este trabalho divide-se em três partes: 1- Análise da Conversação; 2- Documentos oficiais; 2.1- Parâmetros Curriculares Nacionais; 2.2- Base Nacional Comum Curricular; 3- Propostas de Trabalho na Educação Básica.

Biografia do Autor

Maria Ignez Salgado de Mello Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Assistente na mesma instituição.

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/8325559795106821

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-4455-0544

E-mail: mfranco@uol.com.br

Nancy dos Santos Casagrande, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada na mesma instituição.

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/0283876748874002

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0003-1501-5216

E-mail: nancy.casagrande@gmail.com

Renata Felício Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/8732128851420582

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-6337-9471

E-mail: rfeliciosouza@gmail.com

Publicado
2020-06-30
Como Citar
Franco, M. I., Casagrande, N., & Souza, R. (2020). Educação Linguística: uma proposta para a pedagogia do oral na escola. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 70-91. https://doi.org/10.5281/zenodo.4620080
Seção
Dossiê temático