Oficinas pedagógicas: redimensionando práticas à luz da educação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4619900

Resumo

CCumpre-nos, com este estudo, responder ao questionamento: Como as oficinas pedagógicas podem contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa? Para tanto, analisaremos as posturas de três professoras durante a proposição de uma oficina que teve como objeto analisar as estratégias usadas pela instituição midiática no processo de construção da realidade. O gênero capa de revista foi o escolhido para essa atividade. Sabemos que o processo formativo dos professores os impede de tornarem os aprendentes-ensinantes poliglotas na própria língua (BECHARA, 2003). Assim, entendemos que as oficinas pedagógicas (CANDAU, 1995), modalidade de metodologia ativa (PALMA, 2016) é recurso pedagógico que favorece o trabalho do professor na mediação dos conteúdos, é uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, baseada no tripé: sentir-pensar-agir, com objetivos pedagógicos. Ao final da oficina realizada, que envolvia troca de experiências e estudos teóricos, os quais foram previamente disponibilizados, foi possível perceber, nos discursos produzidos pelos ensinantes-aprendentes, a colaboração teórico-metodológica trazida pelo recurso pedagógico.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Oficinas pedagógicas: redimensionando práticas à luz da educação linguística. (2020). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 25-51. https://doi.org/10.5281/zenodo.4619900