Oficinas pedagógicas: redimensionando práticas à luz da educação linguística

Resumo

CCumpre-nos, com este estudo, responder ao questionamento: Como as oficinas pedagógicas podem contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa? Para tanto, analisaremos as posturas de três professoras durante a proposição de uma oficina que teve como objeto analisar as estratégias usadas pela instituição midiática no processo de construção da realidade. O gênero capa de revista foi o escolhido para essa atividade. Sabemos que o processo formativo dos professores os impede de tornarem os aprendentes-ensinantes poliglotas na própria língua (BECHARA, 2003). Assim, entendemos que as oficinas pedagógicas (CANDAU, 1995), modalidade de metodologia ativa (PALMA, 2016) é recurso pedagógico que favorece o trabalho do professor na mediação dos conteúdos, é uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, baseada no tripé: sentir-pensar-agir, com objetivos pedagógicos. Ao final da oficina realizada, que envolvia troca de experiências e estudos teóricos, os quais foram previamente disponibilizados, foi possível perceber, nos discursos produzidos pelos ensinantes-aprendentes, a colaboração teórico-metodológica trazida pelo recurso pedagógico.

Biografia do Autor

Allan de Andrade Linhares, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Allan de Andrade Linhares

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/1369819842715099

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0002-0524-9361

E-mail: andrades55@hotmail.com

Publicado
2020-06-30
Como Citar
Linhares, A. (2020). Oficinas pedagógicas: redimensionando práticas à luz da educação linguística. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 25-51. https://doi.org/10.5281/zenodo.4619900
Seção
Dossiê temático