Me empresta o lápis cor de pele? O uso de Incidentes Críticos na Formação de Professores de Língua Inglesa para crianças.

Resumo

 

A formação de professores de LI (Língua Inglesa) para crianças é um processo complexo em que lacunas expõem deficiências sobre a efetiva preparação de futuros profissionais diante das realidades que irão encontrar nas salas de aula. Segundo Seccato (2020), os IC (Incidentes Críticos) são elementos valiosos e relevantes para serem tratados durante a formação visando à preparação dos professores com respeito aos IC que poderão surgir nas suas vidas, seja na posição de indivíduos objetos ou agentes. Eles possibilitam a verbalização, reflexão e questionamento de suas características, causas, consequências e reações. O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização dos IC na formação de professores de LI para crianças, a partir da discussão de um relato (IC) de uma professora de LI. A consideração e reflexão sobre os tipos de IC que ocorrem na vida dos professores em formação possibilitam a recontextualização de suas futuras práticas. Assim como, o desenvolvimento de agentes sociais críticos por meio de uma linguística que também tem o papel de representar e defender esferas sociais excluídas e oprimidas (PENNYCOOK, 2001).

Biografia do Autor

Marina Guedes Seccato, Colégio Celtas de Votuporanga (SP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental do Colégio Celtas de Votuporanga (SP).

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7930368889825482

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-7062-464X

E-mail: mariseccato@gmail.com

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Seccato, M. (2020). Me empresta o lápis cor de pele? O uso de Incidentes Críticos na Formação de Professores de Língua Inglesa para crianças. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(2), 138-152. https://doi.org/10.5281/zenodo.4633352
Seção
Dossiê