Storytelling nas aulas de inglês para crianças: sugestões para professores

Resumo

Considerando as potencialidades do uso de storytelling nas aulas de língua inglesa para crianças, este artigo objetiva apresentar uma sugestão de planejamento de aulas a partir da história Green Eggs and Ham by Dr. Seuss e apontar aspectos que o professor pode levar em consideração no momento de selecionar uma história e desenvolver atividades com seus alunos. Após uma breve revisão sobre as características das crianças e os benefícios do uso de storytelling para o desenvolvimento linguístico e para a formação crítica e cidadã dos alunos, apresentamos o livro escolhido, suas principais características e uma sugestão que, dividida em três aulas com três atividades cada, procura explorar as múltiplas formas de construção de sentido que podem ser utilizadas em atividades a partir de histórias infantis.

Biografia do Autor

Ana Sara Manhabusque Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Ana Sara Manhabusque Galvão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/3536459261537519

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-3666-7806

E-mail:  galvao.anasara@gmail.com

Emanuelle Perissotto de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Rio Claro/SP)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Rio Claro/SP).

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2948596222650307

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8530-9749

E-mail:  emanuellep.assis@gmail.com

Ana Paula de Lima, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Rio Claro/SP), Colégio Johann Gauss (São Paulo/SP)

Doutora em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Rio Claro/SP). Atualmente, trabalha como professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental no Colégio Johann Gauss (São Paulo/SP).

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4210089461909223

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0003-0293-9161

E-mail: anapl.letras@yahoo.com.br

 

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Galvão, A. S., Assis, E., & Lima, A. P. (2020). Storytelling nas aulas de inglês para crianças: sugestões para professores. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(2), 211-232. https://doi.org/10.5281/zenodo.4630895
Seção
Dossiê temático