A ludicidade no ensino de língua espanhola na educação infantil

Resumo

O presente artigo, fruto de pesquisa realizada na participação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, apresenta os resultados da análise das práticas pedagógicas lúdicas realizadas por discentes do curso de Letras Português e Espanhol participantes do Programa de Iniciação à Docência- PIBID em uma escola de educação infantil. Para tal fim, fez-se necessária uma investigação bibliográfica sobre os métodos de ensino de língua estrangeira para crianças e sobre a função e importância da ludicidade na educação infantil. Por meio da leitura dos relatórios semestrais redigidos pelos pibidianos, buscou-se identificar as atividades lúdicas e seu contexto de utilização. Constatou-se que as práticas lúdicas propiciam um ambiente descontraído e prazeroso para o aprendizado da língua espanhola, além de contribuir positivamente para o desenvolvimento global da criança.

Biografia do Autor

Claudia Paulino de Lanis Patricio, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Letras Neolatinas (Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Língua Espanhola da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5034490748499037

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-6969-9601

E-mail: claudiaplanis@gmail.com

Tatiana Marta de Lima Marianelli, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva, Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6300048964781756

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0001-5689-7812

E-mail:  mlima.tatiana@gmail.com

Publicado
2021-03-23
Como Citar
Patricio, C., & Marianelli, T. (2021). A ludicidade no ensino de língua espanhola na educação infantil. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(2), 193-210. https://doi.org/10.5281/zenodo.4630720
Seção
Dossiê temático