As ocupações das escolas públicas: crítica às representações dos estudantes na mídia escrita

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4280929

Resumo

Discutimos, neste artigo, a ocupação das escolas públicas, que foi um movimento social desencadeado no Brasil nos anos de 2015 e 2016. Nosso objetivo é analisar as representações de estudantes nas ocupações das escolas públicas produzidas pela mídia escrita, ao mesmo tempo em que buscaremos apresentar o fundamento social que as caracterizam. Nossas principais fontes são as notícias divulgadas na mídia escrita (disponíveis online) referentes ao já citado movimento de ocupação, cuja finalidade foi lutar contra as várias propostas anunciadas pelos governos estaduais, tais como o fechamento de escolas — proposta realizada pelo Estado de São Paulo — e a transferência da gestão para as Organizações Sociais — as OSs — proposta que ocorreu no Estado de Goiás.

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

As ocupações das escolas públicas: crítica às representações dos estudantes na mídia escrita. (2019). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 11(2), 156-167. https://doi.org/10.5281/zenodo.4280929