Criança e astronomia: desenhos sobre o céu no olhar infantil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever as potencialidades do desenho infantil como princípio para a formação de conceitos científicos de Astronomia com crianças de quatro a cinco anos de idade. A pesquisa se utiliza do método fenomenológico, que pretende investigar o objeto, tecnicamente envolvendo intervenções em sala de aula para buscar a compreensão das crianças. Foram utilizadas ações didáticas em sala que tiveram a influência de conhecimentos sobre o sistema solar e o que existe no céu. Durante as atividades, tivemos a oportunidade de verificar os conhecimentos prévios das crianças sobre: astros, curiosidades sobre o que existe no céu, algumas características dos planetas do Sistema Solar, mediante os seus desenhos e explicações verbalizadas. Ao visualizar os desenhos e escutar as crianças envolvidas no processo de investigação, constatou-se  que os desenhos infantis são ações ativas e princípios para comunicação, e que podem ser utilizados com as  crianças para entender conceitos científicos sobre Astronomia, mediante as curiosidades e interesses delas sobre o  mundo e os fenômenos a sua volta.

Biografia do Autor

Alexandra Nascimento de Andrade, Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Graduada em Pedagogia (FSDB). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela UNINORTE Laurent. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB). Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda em Educação na Amazônia – Educanorte - PGEDA. Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM).

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5280044643424044

Orcid ID: http://orcid.org/0000-0002-9525-4585

E-mail: alexandra_deandrade@hotmail.com

Carolina Brandão Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia e mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2010), Braga – Portugal, na área de Políticas, Administração e Sistemas educacionais. Atualmente é pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Pedagoga do Museu Amazônico, e diretora da Divisão de Difusão Cultural - Universidade Federal do Amazonas. Também atua como professora no doutorado em Educação na rede de educadores da região Norte EDUCANORTE (UEA).

 

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8487067754847351

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9527-6322

E-mail: cbgoncalves@uea.edu.br

Publicado
2020-11-19
Como Citar
Andrade, A., & Gonçalves, C. (2020). Criança e astronomia: desenhos sobre o céu no olhar infantil. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 11(2), 126-142. https://doi.org/10.5281/zenodo.4280864
Seção
Linguística