HELICOBACTER PYLORI INFECTION AND RISK FACTORS IN THE DEVELOPMENT OF GASTRODUODENAL DISEASES IN A POPULATION FROM THE CENTRAL-WEST REGION OF BRAZIL

Autores

  • Mônica Santiago Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • Amanda Ferreira Paes Landim Ramos Universidade Federal de Goiás
  • Lucas Luiz de Lima Silva Universidade Federal de Goiás
  • Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva Pontificia Universidade Católica de Goiás
  • Daniela Medeiros Milhomem Cardos
  • Angel José Vieira Blanco nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Jaqueline Correia Pontes Pontes Universidade Federal de Goiás
  • Lilian Carla Carneiro Universidade Federal de Goiás

Resumo

Resumo: Helicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa associada ao desenvolvimento de patologias severas como o adenocarcinoma gástrico. Aproximadamente 50% da população mundial está infectada por este microrganismo. A infecção está associada a fatores socioeconômicos, sociodemográficos e estilo de vida. Em função disso o presente estudo teve o objetivo de avaliar os fatores de risco e patologias gástricas associadas a infecção pela H. pylori. Foram aplicados 117 questionários que contemplavam fatores sociodemográficos, econômicos, sintomatologia e estilo de vida de pacientes submetidos a endoscopia digestiva alta. O diagnóstico foi realizado a partir do exame histopatológico e molecular. A prevalência da infecção foi de 69,2%, sendo 70,4% entre adultos e 79% do sexo feminino. Não foi observada diferença estatística nos níveis educacional, socioeconômico e condições expostas na infância. O hábito de consumir álcool demonstrou significância para a infecção (p=0,049). A sintomatologia mais frequente foi o arroto (p= 0,023). Entre as patologias gástricas, a gastrite foi o desfecho clínico mais encontrado. O conhecimento dos fatores de risco para a infecção bacteriana é de extrema relevância para dar subsídios para implementação de políticas públicas voltadas para a prevenção e erradicação do microrganismo.

Palavras-chave: Bactéria. Prevalência. Fatores de risco. Dispepsia.

 

Abstract: Helicobacter pylori is a gram-negative bacterium associated with the development of severe pathologies such as gastric adenocarcinoma. Approximately 50% of the world population is infected by this microorganism. Infection is associated with socioeconomic, sociodemographic and lifestyle factors. Therefore, the present study had the goal of evaluating the risk factors and gastric pathologies associated with H. pylori infection. A total of 117 questionnaires were used, which included sociodemographic, economic, symptomatology and patient lifestyle factors submitted to upper digestive endoscopy. The diagnosis was done based on histopathological and molecular. The prevalence of infection was 69.2%, being 70.4% among adults and 79% females. No statistical difference was observed in educational, socioeconomic and childhood conditions. The alcohol consumption habit showed significance for the infection (p = 0.049). The most frequent symptomatology was belching (p = 0.023). Among the gastric pathologies, gastritis was the most frequent clinical outcome. The knowledge of the risk factors for bacterial infection is extremely relevant to provide subsidies for the implementation of public policies aimed at the prevention and eradication of the microorganism.

Key words: Bacteria. Risk factors. Dyspepsia.

Biografia do Autor

  • Amanda Ferreira Paes Landim Ramos, Universidade Federal de Goiás

    Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como monitora de Biologia Celular e Histologia Geral - UFG/GO. Participou ainda da Diretoria do Centro Acadêmico José Oscar Rodrigues de Morais órgão de representação estudantil do curso de Biomedicina na UFG. Tem interesse pela área de microbiologia e biologia molecular.

  • Lucas Luiz de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás

    Graduado em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP (2014) , possui extensão universitária em Parasitologia, Microbiologia, Imunologia e Patologia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2014); Especialista em docência no ensino á distância pela UNIP (2016) e Mestre (2016) e Doutorando em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro [área de concentração: Imunologia, Microbiologia e Parasitologia] pela UFG . Atualmente é docente na UNIP, na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), no Centro Goiano de Pesquisa e Pós-Graduação - CGESP e no Instituto Health de Pós- Graduação

  • Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva, Pontificia Universidade Católica de Goiás

    Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), mestrado em Genética pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na graduação, no Curso de Medicina (Citologia e Genética e Problema Integrador de Competências), e na Pós-Graduação, onde leciona e orienta alunos, no Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (MCAS). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). É Editor Associado da Revista Estudos - Vida e Saúde (REVS, ISSN 1983-781X) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Adicionalmente, é professor titular na Universidade Paulista (UNIP), em Goiânia/GO, nos cursos de Biomedicina (onde leciona as disciplinas de Biofísica, Genética e Citogenética Humana, Biologia Molecular e Bioengenharia e Biotecnologia), Biologia (Biologia Molecular) e Psicologia (Genética Humana). É professor na Faculdade da Polícia Militar (FPM), onde leciona Genética Humana e Biologia Molecular para o curso de graduação em Biomedicina. Na PUC Goiás, desenvolve pesquisas nas áreas de genética, biologia molecular e epidemiologia, com ênfase em genética molecular, humana e médica, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, biologia molecular, bioestatística (metanálise) e epidemiologia.

  • Daniela Medeiros Milhomem Cardos

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (2001) e é Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2012). É médica endoscopista - Hospital Geral de Goiânia (HGG) e do Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) de Goiânia. Atualmente é a primeira secretária da SOBED gestão 2019/2020 e é a presidente da regional Goiás da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), membro da comissão científica da SOBED e preceptora da residência médica de gastroenterologia do HGG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endoscopia Digestiva / Cirurgia Gastroenterologia / Diagnóstico Precoce do Câncer Gastrointestinal / Epidemiologia do câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: endoscopia digestiva alta, colonoscopia, gastrostomia endoscópica percutânea câncer do aparelho digestivo e tratamento endoscópico do câncer gástrico precoce e do câncer colorretal precoce, epidemiologia do câncer digestivo, detecção precoce e prevenção.

  • Angel José Vieira Blanco, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    aduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001), Mestre em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Goiás (2005), e Doutor em Ciências Biológicas (Genética e Bioquímica) pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Inhumas.

  • Jaqueline Correia Pontes Pontes, Universidade Federal de Goiás

    Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Centro Cirúrgico, CME e RPA pelo Centro Goiano de Ensino e Pesquisa (CGESP), pós-graduanda em UTI pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição - PUC GO, Mestranda em Assistência e Avaliação em Saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente desenvolve projetos utilizando ferramentas da biotecnologia no estudo da bactéria patogênica humana Helicobacter pylori. Membro do grupo de Pesquisa Laboratório de Microbiologia - LABMIC e do Núcleo de Estudo da Helicobacter pylori.

  • Lilian Carla Carneiro, Universidade Federal de Goiás

    Graduação em Ciências Biológicas Modalidade médica- biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), mestrado em Bioquímica e Biologia Molecualar pela Universidade Federal de Goiás (2004), doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2010), pós-doutorado em Diagnóstico molecular e por imagem de doenças infecciosas e parasitárias, pela UFCSPA (2013). Professora da PUC-GO (2002), professora da Universidade Estadual de Goiás (2003 a 2012), pesquisadora do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (2013 a 2015). Atualmente sou docente da Universidade Federal de Goiás. Tenho experiência na área de microbiologia, com ênfase em aplicações da biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análises microbiológicas, biotecnologia de microrganismos e biotecnologia aplicada a saúde pública.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Edição

Seção

Artigos