BIOLOGIA NA AULA DE CAMPO: RECONHECENDO A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA VISITA AO GEOPARK ARARIPE.

Autores

  • Larissa Martins Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau
  • Videanny Videnov Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau
  • Francisca Andressa Lima Gertrudes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Prática educativa. Geopark Araripe. Biologia

Resumo

As aulas de campo se apresentam como uma prática educativa que visa aprimorar os conhecimentos dos discentes e aproximá-los do mundo dos livros através de experiências reais, regionais e cotidianas. Pensando nisso o IFRN-Câmpus Macau realizou uma aula de campo para os alunos do 6° período em Biologia, com destino à cidade do Crato/CE, a fim de visitar o Geopark Araripe. Sendo assim, procuramos entender se aconteceu ou não a integração entre as diversas disciplinas do referido curso ao longo da visita a esse geoparque. Para isso, foi aplicado um questionário aberto com esse alunado para investigar se conseguiram enxergar o caráter interdisciplinar contido no Geopark Araripe e relacionar a importância desta aula com a formação acadêmica dos mesmos. Portanto, consultamos alguns autores como Kochhann, Omelli e Pinto (2007) que abordam em seus estudos a questão da interdisciplinaridade e também Brito e Perinotto (2011) referentes às pesquisas sobre o Geopark Araripe. Os resultados demonstraram que 100% dos participantes da pesquisa acreditam que existe interdisciplinaridade contida em diversos pontos do geoparque sendo as disciplinas de Paleontologia, Botânica e Geologia as mais citadas. No tocante a formação acadêmica, novamente 100% dos participantes enfatizou que apresenta aspectos positivos. Contudo, conclui-se que os estudantes possuem um bom entendimento sobre o enfoque interdisciplinar existente nos diversos espaços visitados na aula de campo. Assim, a interdisciplinaridade presente no Geopark Araripe tem grande relevância científica, educacional e até mesmo didática, sendo estas características essenciais para a formação acadêmica desses futuros profissionais da educação.

Biografia do Autor

  • Larissa Martins Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau
    Licencianda do curso de Biologia do IFRN, Câmpus Macau. Bolsista do PIBID e ainda participante de projeto de iniciação científica.
  • Videanny Videnov Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau
    Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Bioquimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora de ens. básico, técn. e tecnológic do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica da Nutrição.
  • Francisca Andressa Lima Gertrudes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Macau
    Licencianda do curso de Biologia do IFRN, Câmpus Macau. Bolsista do PIBID.

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Publicado

2015-02-25

Edição

Seção

Práticas Educacionais