O PROBLEMA DA MODERNIDADE EM WALTER BENJAMIN: UMA ABORDAGEM SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Modernidade, Capitalismo, Infância, Educação, ImaginárioResumo
O presente estudo sobre a modernidade em Walter Benjamin apresenta ideias deste filósofo sobre as formas de conceber infância e educação na modernidade. Ele investiga a relação da criança com os adultos e com os objetos, do professor com o aluno, bem como, a capacidade da imaginação infantil em subverter a realidade e criar situações que fogem da lógica adulta. Nosso objetivo é compreender como a modernidade interfere na infância, na educação e na representação que a criança faz a cerca do que a envolve. Somente a partir do debate sobre a modernidade podemos entender como a educação torna um objeto de preocupação para Walter Benjamim, a modernidade é questionada por meio da forma distinta que a criança constrói o real. A conclusão deste trabalho evidenciou que essas questões remetem a força que a ideologia capitalista exerce sobre o mundo moderno o que ocasiona na perca da experiência que atinge os adultos, a educação e a sociedade cujos padrões de percepção do mundo são baseados em uma lógica restrita. A criança, ao contrário do adulto, encontra prazer na repetição e seu imaginário ainda não está totalmente domesticado pela cultura capitalista.
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