A ATUAÇÃO DO ARQUITETO FRITZ ERTL NA CONCEPÇÃO DE BIRKENAU (AUSCHWITZ – II) E A EXPRESSÃO DO MODERNISMO REACIONÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/pf1qeb52Palavras-chave:
Modernismo Reacionário, Birkenau, Fritz ErtlResumo
O presente trabalho analisa a atuação do arquiteto austríaco Fritz Ertl (1908-1982) na concepção de Birkenau (Auschwitz-II). Ertl participou, em 1941, da elaboração do partido urbanístico do Campo, no qual é possível visualizar, a partir da técnica, uma série de pressupostos e traços que pautaram o Movimento Moderno. Ertl formou-se em escolas relevantes, como a Höhere Technische Lehranstalt e a Bauhaus, o que confirma seu conhecimento alinhado com os princípios do modernismo, porém, se distanciando da visão filosófica e ideológica da escola, visto sua simpatia e posterior filiação ao Nacional Socialismo. A concepção teórica que utilizamos nesta interpretação traduz-se no conceito de Modernismo Reacionário de Jeffrey Herf. Portanto, apresenta-se uma leitura interpretativa acerca dos projetos, a partir de peças gráficas que auxiliem no entendimento da origem de Birkenau, compreendendo suas modificações e permanências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).