QUÍMICA DAS CORES: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTSA
DOI:
https://doi.org/10.31668/w8g81c43Palavras-chave:
Cores e Corantes, Estágio, Educação CTSAResumo
Ao considerar os desafios e as preocupação com os problemas socioambientais em decorrência do impacto das ações humanas no ambiente, nosso trabalho foi fundamentado nos pressupostos teóricos metodológicos da Educação Ciência, Tecnologia, sociedade e Ambiente (CTSA) e tem como objetivo compreender como um projeto com a temática da química das cores e dos corantes pode impactar o processo formativo dos estudantes do Ensino Médio, a partir dos pressupostos
teórico-metodológicos da Educação CTSA. Na metodologia do trabalho utilizamos os três níveis de conhecimento químico: macroscópico, submicroscópico e representacional integrado com os três momentos pedagógicos: a)problematização inicial; b) organização do Conhecimento; c) aplicação do Conhecimento. Para a metodologia da pesquisa escolhemos uma entrevista semiestruturada e um questionário, e com eles, identificamos algumas dificuldades dos estudantes ao compreender a natureza investigativa da experimentação. Além disso, reconhecemos a importância de trabalhar essa
temática com o intuito de promover uma compreensão das questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas ao uso das cores e corantes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).