QUÍMICA DAS CORES: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTSA

Autores

  • Sara Antonia da Silva Dutra Universidade Estadual de Goias
  • Thallis Luan Severo Cardoso Universidade Estadual de Goias
  • Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade Estadual de Goias
  • Virginia Alves Ferreira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/w8g81c43

Palavras-chave:

Cores e Corantes, Estágio, Educação CTSA

Resumo

Ao considerar os desafios e as preocupação com os problemas socioambientais em decorrência do impacto das ações humanas no ambiente, nosso trabalho foi fundamentado nos pressupostos teóricos metodológicos da Educação Ciência, Tecnologia, sociedade e Ambiente (CTSA) e tem como objetivo compreender como um projeto com a temática da química das cores e dos corantes pode impactar o processo formativo dos estudantes do Ensino Médio, a partir dos pressupostos
teórico-metodológicos da Educação CTSA. Na metodologia do trabalho utilizamos os três níveis de conhecimento químico: macroscópico, submicroscópico e representacional integrado com os três momentos pedagógicos: a)problematização inicial; b) organização do Conhecimento; c) aplicação do Conhecimento. Para a metodologia da pesquisa escolhemos uma entrevista semiestruturada e um questionário, e com eles, identificamos algumas dificuldades dos estudantes ao compreender a natureza investigativa da experimentação. Além disso, reconhecemos a importância de trabalhar essa
temática com o intuito de promover uma compreensão das questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas ao uso das cores e corantes. 

Biografia do Autor

  • Sara Antonia da Silva Dutra, Universidade Estadual de Goias

    Estudante de graduação em licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), com interesse nas áreas de Educação Científica, Educação CTS/CTSA,  Experimentação e Letramento  Científico. Atualmente participa do  programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

  • Thallis Luan Severo Cardoso, Universidade Estadual de Goias

    Estudante de graduação em licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), com interesse nas áreas de Educação Científica, Educação CTS/CTSA,  Experimentação e Educação Inclusiva. Atualmente participa do  programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

  • Nília Oliveira Santos Lacerda, Universidade Estadual de Goias

    Possui graduação em Licenciatura em Química (UEG, 2001), Especialização em Ensino de Química (UEG, 2003), em Métodos e Técnicas de Ensino (Universo, 2003) e Ciências da Natureza (UnB, 2006), Mestrado em Ensino de Ciências (UnB, 2009) e Doutorado em Educação em Ciências (UnB, 2019). Atualmente é docente do Ensino Superior na UEG, onde coordena o PIBID (2014 2024) e o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências (LIPEC). Foi secretária executiva da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2019-2023). Foi Coordenadora do curso de licenciatura em química (2015-2016) (2019-2022), Coordenadora acadêmica do instituto de ciência e tecnologia da UEG ( 2019-2022) e desenvolve pesquisas nas seguintes linhas: Educação CTS, Formação de Professores, Materiais Didáticos, Processos de Ensino-Aprendizagem e Experimentação.

  • Virginia Alves Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

     Formou-se em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2005. Posteriormente, em 2014, obteve uma graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Em 2013 realizou uma pós-graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Com uma carreira dedicada ao ensino básico, começou a atuar como professora efetiva de Química no estado de Mato Grosso de 2006 à 2007 e , desde 2010, vem contribuindo para a educação no estado de Goiás. Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos, incluindo professora de Química, Coordenadora Pedagógica, Técnica Escolar, Secretária Escolar e Coordenadora de Área. Atualmente desempenha as funções de professora e Coordenadora de Área de Ciências Exatas e Ciências da Natureza em um Centro de Ensino em Período Integral. Em 2023, Virginia também assumiu a supervisão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Química.

Publicado

2025-03-07