TROCA DE SABERES NA APLICAÇÃO DE JOGOS INTERPRETATIVOS (RPG) EM CASAS DE CULTURA E NA UNIVERSIDADE
Resumo
O projeto articula ações educacionais e formativas na Faculdade de Ceilândia (FCE), no Campus Darcy Ribeiro, em Casas de Cultura (Casa Niemeyer, Casa de Cultura da América Latina, e no Memorial Darcy Ribeiro ou “Beijódromo”), estas geridas pela Diretoria de Difusão Cultural (DDC) da Universidade de Brasília (UnB), e em no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF) na Cidade Estrutural. A articulação é realizada utilizando jogos interpretativos (role-playing games ou RPG) que são conduzidos por bolsista da UnB com a utilização, dentre outros recursos lúdicos, de miniaturas e acervos das Casas de Cultura. Os jogos de RPG são destinados à formação de professores e estudantes (tanto da FCE quanto de escolas públicas) e a trabalhadores das cooperativas. Os objetivos são: proporcionar aos participantes a oportunidade de dominar a metodologia de gamificação do ensino por meio do RPG, apresentar materiais culturais disponíveis nas Casas de Cultura, e produzir, em parceria com cooperativas do CIR/DF, miniaturas através da impressão 3D de filamentos de garrafas PET para diversos fins, incluindo o uso em contextos de gamificação da educação básica e superior. Além da exemplificação do potencial de uso nas sessões de RPG na FCE e nas Casas de Cultura, o projeto é o ponto de partida para uma proposta de desenvolvermos modelos de negócios que coloquem as cooperativas e as escolas no centro da economia criativa brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).