QUEBRANDO O CICLO – A EXTENSÃO COMO UM INSTRUMENTO DIRIGIDO À INTERVENÇÃO DAS PARASITOSES
Palavras-chave:
Doenças Parasitárias, Educação em Saúde, Extensão UniversitáriaResumo
Medidas de educação em saúde estão entre as maneiras de prevenir doenças parasitárias. Assim, o programa de extensão intitulado “Quebrando o Ciclo: Uma Intervenção Parasitológica” tem como objetivo conscientizar a população estudantil de forma que sejam capazes de correlacionar as parasitoses aos hábitos alimentares, de higiene e às condições sanitárias, bem como às formas de prevenção. Foram realizadas palestras ministradas por grupos de acadêmicos das faculdades de Medicina, Medicina Veterinária e Enfermagem da UniRV, em Escolas Municipais e Estaduais localizadas no município de Rio Verde-GO. Foram atendidos, em média, 805 estudantes da rede de ensino, distribuídos em três escolas. Encontrou-se como principal entrave, as diferentes condições estruturais entre as escolas e as mais variadas idades distribuídas entre a 4ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. No Ensino Fundamental, uma dificuldade apresentada foi como manter a atenção dos alunos às palestras e optou-se pelo uso do teatro de fantoches. No Ensino Médio, utilizou-se palestras e pesquisa de conhecimentos gerais pré- e pós-palestras acerca das parasitoses. Tanto nas escolas de ensino fundamental quanto médio, ensinou-se a lavagem correta de mãos e, para perpetuação da mensagem foi distribuído panfletos a todos ouvintes. A extensão universitária possibilita aos discentes momentos de aprendizagem que saem do clássico âmbito pedagógico. Esses espaços de formação associados a transdisciplinaridade, constrói e traz algo novo para os futuros profissionais da saúde.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).