NÃO É TARDE PARA COMEÇAR
Palavras-chave:
Saúde, Envelhecimento, Exercício FísicoResumo
O envelhecimento é uma realidade na maioria das sociedades, em decorrência da mudança de vários indicadores, como queda da mortalidade e aumento na qualidade de vida. O processo de envelhecimento é um processo natural, não patológico, que pode ser encarado de forma mais leve por meio de um estilo de vida mais ativo e com mudança de hábitos de vida, como alimentação saudável, prática de exercício físico e abandono de vícios. Os distúrbios nutricionais, a falta de estabilidade e flexibilidade são questões multifatoriais que podem ser decorrentes de processos fisiológicos ou patológicos. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi promover uma dia valorização da beleza associado à prática esportiva, como um incentivo para elevar a autoestima e reforçar o autocuidado. A princípio foram atendidos o grupo de idosos do programa terceira idade da UniRV. A ação do dia “NÃO É TARDE PARA COMEÇAR” fez parte do projeto de extensão Promoção e Educação em Saúde, sendo realizada na academia escola da Universidade de Rio Verde. A ação contou com 19 participantes, 4 acadêmicos, 2 professoras, 3 voluntários do salão de beleza e 1 fotógrafa. Inicialmente foi oferecido um café da manhã promovido pelas participantes, durante os cuidados com a beleza. Práticas que promovem o bem-estar físico, mental e social, resgatando a identidade e tornam-se importantes na interação de grupos sociais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).