“VOCÊ RESPONDE!”: UM JOGO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/4nmxgs44Palavras-chave:
Ensino, Jogo didático, MultidisciplinaridadeResumo
O presente trabalho visa relatar o desenvolvimento do jogo de cartas “Você Responde!”, elaborado durante o projeto de extensão Elaboração, Produção e Aplicação de Jogos e Kits Educacionais para a Popularização da Ciência. Comumente, percebe-se um déficit no aprendizado dos alunos quanto aos conteúdos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, em especial nas disciplinas regulares do Ensino Médio: Matemática, Física, Química e Biologia. Esse déficit evidencia-se ainda mais nos vestibulares, de modo que os alunos não conseguem desempenhar de forma satisfatória e, muito que conseguem o acesso ao ensino superior, ingressam nesse com grandes lacunas na aprendizagem nessas áreas. Nesse sentido, o jogo de cartas “Você Responde!” foi criado, tendo como objetivo se apresentar como um recurso didático para o aprendizado e/ou revisão dos conteúdos das disciplinas citadas. O jogo foi aplicado em três escolas diferentes para turmas do 3º ano do Ensino Médio, obtendo 8,88 como nota média atribuída pelos alunos e 98,68% deles afirmaram aprender algo com o jogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).