“VOCÊ RESPONDE!”: UM JOGO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Carolina da Silva Pio Universidade Estadual de Goiás
  • Narlla Patrícia de Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Pedro Henrique Aquino de Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Leandro Daniel Porfiro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/4nmxgs44

Palavras-chave:

Ensino, Jogo didático, Multidisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho visa relatar o desenvolvimento do jogo de cartas “Você Responde!”, elaborado durante o projeto de extensão Elaboração, Produção e Aplicação de Jogos e Kits Educacionais para a Popularização da Ciência. Comumente, percebe-se um déficit no aprendizado dos alunos quanto aos conteúdos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, em especial nas disciplinas regulares do Ensino Médio: Matemática, Física, Química e Biologia. Esse déficit evidencia-se ainda mais nos vestibulares, de modo que os alunos não conseguem desempenhar de forma satisfatória e, muito que conseguem o acesso ao ensino superior, ingressam nesse com grandes lacunas na aprendizagem nessas áreas. Nesse sentido, o jogo de cartas “Você Responde!” foi criado, tendo como objetivo se apresentar como um recurso didático para o aprendizado e/ou revisão dos conteúdos das disciplinas citadas. O jogo foi aplicado em três escolas diferentes para turmas do 3º ano do Ensino Médio, obtendo 8,88 como nota média atribuída pelos alunos e 98,68% deles afirmaram aprender algo com o jogo.

Publicado

2025-03-07